PUBLICIDADE

Assembleia Legislativa quer concentrar sessões plenárias em dois dias da semana

PUBLICIDADE
Só Notícias/Marco Stamm, de Cuiabá (foto: Fablicio Rodrigues/arquivo)

A mesa diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso trabalha para concentrar as sessões legislativas semanais em dois dias. Atualmente, o parlamento se reúne às terças, quartas (duas vezes) e quintas-feiras. Pela nova proposta, as reuniões seriam realizadas na terça à tarde e três nas quartas-feiras, de manhã, à tarde e à noite. A matéria foi lida ontem no plenário e o deputado Wilson Santos (PSDB) pediu vista ao projeto.

O parlamentar lembrou que na década de 1990 o calendário funcionava desta forma e, antes de solicitar o tempo para análise, criticou a propositura. “Realizar três sessões no mesmo dia precariza a qualidade das discussões. Quando cheguei ao legislativo, em 1991, já era esse calendário de sessões, de maneira que o deputado do interior, minimamente, permanece três dias na capital. É importante essa permanência, pois nós temos comissões na quinta, CPIs na quinta”, defendeu Wilson Santos.

Os parlamentares justificam a matéria dizendo que precisam de tempo para estarem presentes em suas bases eleitorais, principalmente no interior, e para atender outras demandas da população que não podem ser resolvidas em sessão plenária.

“[O projeto é] para que os parlamentares possam atender as demandas da população mato-grossense, tendo como se deslocar ao interior do Estado nos dias após a realização de tais sessões. Vale ressaltar que da forma que acontece hoje, os parlamentares ficam obrigados a ficarem durante toda a semana na capital não podendo atender aqueles menos favorecidos que residem no interior, deixando assim a população escassa de atendimento”, diz a justificativa do projeto.

O projeto já recebeu parecer favorável no núcleo de comissões temporárias e deve voltar à pauta nas sessões da semana que vem.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

CPI conclui investigações sobre invasão de terras em Mato Grosso

Os deputados estaduais votaram, em redação final, o Projeto...

Nova Mutum: câmara vota redução de imposto para construção civil

O prefeito Leandro Félix (União) enviou, ao legislativo, projeto...

Sinop: vereadora comandará procuradoria da mulher da câmara

A solenidade de posse da Procuradoria da Mulher da...

Com investimento de R$ 5,4 milhões, governo de MT entrega escola reformada

O Governo de Mato Grosso entregou hoje a reforma...
PUBLICIDADE