O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB), afirmou que o primeiro semestre foi marcado pelo aumento dos debates no plenário e em audiências públicas. De fevereiro a julho, foram realizadas 44 audiências em todas as regiões de Mato Grosso. Já em todo o ano passado, ocorreram 19 audiências públicas, e em 2013, foram promovidas 23.
“Foi um semestre de muito trabalho, a Assembleia Legislativa produziu muito. Estamos com três Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI) em andamento, e chama a atenção que o Poder Legislativo se tornou novamente uma casa de debates, estamos vivendo debates calorosos no plenário, nas comissões, tivemos muitas audiências públicas, e era algo que estava apagado, e os debates são fundamentais, pois essa é uma das funções do parlamento”.
Ao fazer um balanço dos trabalhos do Poder Legislativo no primeiro semestre, o presidente também classificou como ponto positivo, a inédita devolução de parte do duodécimo da Assembleia Legislativa ao Governo do Estado. “Pela primeira vez na história desse Estado, a Assembleia Legislativa conseguiu fazer uma economia no seu orçamento e fazer a devolução ao Poder Executivo, é um feito inédito dos 24 deputados dessa legislatura, e que serviu de exemplo para todo o país. A área escolhida foi à saúde devido à carência de ambulâncias em todos os municípios, tem pessoas morrendo porque não conseguem a transferência. Também será feito o mutirão para a redução das filas de cirurgias do SUS”.
Outra grande ação, na avaliação do presidente da Casa de Leis, foi a implantação da Rádio Assembleia, que possibilitou o maior acesso à população no acompanhamento da atuação dos seus representantes. “A aproximação entre o Poder Legislativo e a população foi intensificada, um legado que vou deixar é que até o final do ano, vamos subir o sinal para o satélite e distribuir para os 141 municípios, tanto da rádio quanto da TV Assembleia, para divulgar os trabalhos dos parlamentares.