quarta-feira, 2/julho/2025
PUBLICIDADE

Assembleia intermedia fim da greve em Mato Grosso e sindicalistas negociam com governo nesta 6ª

PUBLICIDADE

A Assembleia Legislativa passou a intermediar as negociações entre o governo do estado e o Fórum Sindical para tentar acordo no índice de reposição geral anual nos salários e encerrar a greve de várias categorias, iniciada semana passada. Esta tarde, representantes do movimento reuniram-se com o presidente da Assembleia, Guilherme Maluf (PSDB), e deputados para discutir uma solução. Foi debatida a proposta do governo de pagar 6% da RGA em três parcelas, sendo 2% em setembro de 2016 e o mesmo percentual nos meses de janeiro e março de 2017. Já os 5,28% que restarão para completar o total de 11,28% reivindicado pelos servidores, seriam pagos à medida que o governo conseguir aumentar a receita e reduzir o gasto com pessoal, que hoje está acima do limite de 49% previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

O item que trata da retroatividade do pagamento ao mês de maio ainda será avaliado pela equipe econômica.  “Sentimos que agora o governo está preocupado em fazer uma proposta porque antes não havia isso. Essa conquista se deve aos deputados estaduais que estão sensibilizados com a nossa situação. Agora, vamos aguardar o resultado da reunião de amanhã para deliberarmos”, disse, através da assessoria, James Rachid Jaudy, um dos coordenadores do movimento.

Nesta sexta-feira, às 11h, deputados estaduais e sindicalistas se reunirão com os secretários de Estado de Gestão, Júlio Modesto, e da Casa Civil, Paulo Taques, para continuar as negociações. “Em uma negociação, todos têm que ceder um pouco. O governo já se mostrou flexível ao propor o pagamento de 6% e do restante conforme redução do limite da LRF e os sindicalistas também têm que fazer uma reflexão sobre a atual situação do Estado”, ponderou Guilherme Maluf. "Temos que construir um entendimento juntos, por isso vamos manter esse canal de diálogo com servidores e o Governo”, completou.

Participaram da reunião os deputados estaduais Guilherme Maluf (PSDB), Eduardo Botelho (PSB), Emanuel Pinheiro (PMDB), Janaina Riva (PMDB) Zé Carlos do Pátio (SD), Max Russi (PSB), Dilmar Dal Bosco (DEM) e Pedro Satélite (PSD).

A informação é da assessoria.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: começa construção de estacionamento na avenida dos Tarumãs

Foram iniciadas, ontem, as obras de construção do estacionamento...

Creche que atende 300 alunos será restaurada em Nova Mutum; R$ 1,4 milhão

A prefeitura fará, dia 18, concorrência pública para selecionar...

Governo de Mato Grosso anuncia criação de plano estratégico para inteligência artificial

Mato Grosso está se posicionando entre os estados pioneiros...

Avança projeto de deputado mato-grossense criminalizando posse de celular em presídios

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados...
PUBLICIDADE