quarta-feira, 24/abril/2024
PUBLICIDADE

Assembleia deve reconhecer estado de calamidade em Guarantã e mais 4 por causa da pandemia

PUBLICIDADE
Só Notícias/Marco Stamm (foto: arquivo/assessoria)

Antes a apreciação dos 21 vetos do governador Mauro Mendes (MDB), pautados para votação amanhã na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, os deputados devem analisar cinco Projetos de Resolução para reconhecer o estado de calamidade pública em cinco cidades de Mato Grosso. A lista inclui Guarantã no Norte, Curvelândia, Pontes e Lacerda, Rondolândia e Nova Lacerda. Todos já haviam decretado calamidade em 2020 e agora pedem autorização estadual para renovar os respectivos decretos.

O prefeito de Guarantã do Norte, Érico Stevan, disse ao Só Notícias que o pedido partiu dele em decorrência da pandemia do novo Coronavírus e explicou que a medida é protocolar diante de situações como a atual.

A resolução tira alguns limites fiscais dos municípios, que poderão, entre outras coisas, aumentar despesas e rolar dívidas. Também poderão fazer remanejamento de recursos do orçamento por meio de decreto. Todas as autorizações só valem para atos vinculados à pandemia da Covid-19 e toda movimentação deve ser publicada no Portal da Transparência de cada município.

“Por motivo do inesperado ataque na saúde pública, o cumprimento de prazos legais ficam prejudicados. Existe também a necessidade de contratação imediata de pessoal para fazer frente às necessidades emergenciais, realizar gastos não previstos inicialmente no processo de elaboração, votação e execução da Lei Orçamentária Anual. Por isso existe a necessidade de realização de gastos pelo executivo, os quais dependem do reconhecimento do estado de calamidade pública pelo Poder Legislativo”, diz trecho da justificativa dos projetos de resolução.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prefeito encaminha projeto à câmara para abrir seletivo com 140 vagas em Sinop

O prefeito Roberto Dorner encaminhou à câmara de vereadores...

Senadora quer nome de mãe e filhas mortas em Sorriso em lei do cadastro de estupradores

O Cadastro Nacional de Pessoas Condenadas por Estupro pode...

Rota prevê duplicar 27 km em Sinop da 163 iniciando 2º semestre e sem desapropriações

A Agência Nacional de Transportes Terrestres realizou, esta tarde,...

Prefeito inaugura pavimentação em Colíder onde foram investidos R$ 5,8 milhões

O prefeito Hemerson Máximo, (Maninho) inaugurou a segunda etapa...
PUBLICIDADE