sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Assembleia derruba veto e valor do FEX de R$ 500 milhões deve ser mantido no orçamento estadual

PUBLICIDADE
Só Notícias/Marco Stamm, de Cuiabá (foto: Karen Malagoli/arquivo)

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso derrubou, ontem à noite, o veto do governador Mauro Mendes (DEM) à emenda parlamentar da Lei Complementar de Responsabilidade Fiscal Estadual, aprovada em janeiro, que prevê a inclusão do Fundo de Auxílio às Exportações (FEX) no orçamento do Estado. Com a derrota do governo, o valor de aproximadamente R$ 500 milhões que não consta no orçamento da União, deve ser incluído no orçamento estadual, mesmo sem a garantia de recebimento.

Conforme Só Notícias já informou, a derrubada do veto foi solicitada pelo Fórum Sindical em reunião no colégio de líderes do parlamento realizada no meio do mês passado. Os trabalhadores entendem que, com a inclusão do FEX no orçamento, os critérios técnicos para concessão do Reajuste Geral Anual (RGA) serão atendidos e que o governo pode efetuar a recomposição salarial dos servidores públicos do Estado.

Mauro Mendes vetou a emenda justificando que o FEX é uma receita extraordinária, que não consta no orçamento do governo federal e que desde 2018 Mato Grosso não é contemplado com a compensação. O problema é que o governo utiliza a previsão de receita como garantia para a contratação do empréstimo dolarizado junto ao Banco Mundial.

Na verdade, desde 2014 o pagamento do FEX, que uma compensação aos estados e municípios pela desoneração da Lei Kandir e que serve como auxílio para estimular as exportações, não é pago com regularidade, uma vez que o governo federal não tem obrigação legal de fazê-lo e o trata como um mero auxílio.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prefeito inaugura ciclovias e pistas de caminhada em avenidas de Nova Mutum

A prefeitura de Nova Mutum inaugurou duas obras do...

Prefeito anuncia mais 100 quilômetros de asfaltamento em Várzea Grande

O prefeito Kalil Baracat anunciou que vai incluir no...

Mato Grosso passa a ter setor de inteligência de combater a crimes tributários

O Governo de Mato Grosso implantou a Coordenadoria de...

Ministério autoriza criar mais um câmpus do IFMT em Mato Grosso

O ministério da Educação confirmou a assinatura da portaria...
PUBLICIDADE