PUBLICIDADE

Assembleia define audiências sobre o zoneamento em Sorriso e Alta Floresta

PUBLICIDADE

A mesa diretora da Assembleia Legislativa definiu as datas dos seminários e audiências públicas que irão debater o Zoneamento Socioeconômico Ecológico nas cidades pólos. Nos ias 7, 8 e 9 de maio os debates retornam, no Centro de Tradições Gaúchas de Alta Floresta com lideranças de Nova Bandeirantes, Apiacás, Nova Monte Verde, Paranaíta, Carlinda, Nova Canaã do Norte, Colider, Nova Santa Helena, Terra Nova do Norte, Novo Mundo, Guarantã do Norte, Matupá, Peixoto de Azevedo e Nova Guarita.

De acordo com a programação da Assembleia, para os dias 14, 15 e 16 de maio, os debates serão no município de Vila Rica. Compõe o planejamento treze cidades: Santa Terezinha, Confresa, Porto Alegre do Norte, Santa Cruz do Xingu, São José do Xingu, Canabrava do Norte, Alto boa Vista, São Felix do Araguaia, Serra Nova Dourada, Bom Jesus do Araguaia, Novo Santo Antonio, Luciara e Vila Rica.

A seqüência prossegue em Sorriso, nos dias 21, 22 e 23 de maio, que faz parte os seguintes municípios: Ipiranga do Norte, Itanhangá, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Santa Rita do Trivelato e Tapurah.

Encerrando o mês de maio, o ZSEE acontecerá entre os dias 28, 29 e 30, em Juara, que contará com representantes dos municípios de Novo Horizonte do Norte, Porto dos Gaúchos e Tabaporã.

Abrindo o mês de junho, os debates acontecem em Sinop, que terá membros dos municípios de Nova Ubiratã, Feliz Natal, Vera, Santa Carmen, Cláudia, União do Sul, Itaúba e Marcelândia. O evento será nos dias 04, 05 e 06 de junho.

Depois, a equipe técnica segue para Juína, quando nos dias 18, 19 e 20 de junho, as discussões contarão com representantes das cidades de Aripuanã, Castanheira, Colniza, Cotriguaçu, Juruena e Rondonlândia.

Fechando o amplo debate sobre o Zoneamento, a Mesa Diretora encerra a programação em Cuiabá, nos dias 24, 25 e 26 de junho.

O zoneamento compreende um instrumento técnico-político de grande importância para o Planejamento Estratégico, com objetivo de promover o desenvolvimento sustentável de unidades territoriais, tendo como base um diagnóstico integrado dessas unidades, contendo informações suficientes para definir diretrizes adequadas de uso e ocupação. O Projeto de Lei nº 273/2008, que “Institui a Política de Planejamento e Ordenamento Territorial do Estado de Mato Grosso”, mais conhecido como Zoneamento Socioeconômico Ecológico –ZSEE foi encaminhado pelo Governo do Estado à Assembleia Legislativa, em abril de 2008.

O zoneamento compreende um instrumento técnico e político direcionado ao ordenamento do espaço geográfico do Estado e ao disciplinamento do uso de seus recursos naturais, indicando diretrizes de fomento, controle, recuperação e manejo desses recursos naturais, estabelecendo diferentes categorias de intervenção no ambiente estadual. Para tanto, considerou as doze (12) Regiões de Planejamento existentes no Estado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE