sábado, 5/julho/2025
PUBLICIDADE

Assembleia cria comissão e pede para professores da Unemat encerrarem greve

PUBLICIDADE

A Assembleia Legislativa deve criar uma comissão especial para discutir, com professores e alunos, melhorias para a Universidade Estadual de Mato Grosso. Hoje, três deputados se reuniram com representantes dos professores, que estão em greve há uma semana. O presidente Guilherme Maluf, o líder do governo, Wilson Santos, e Dilmar Dal Bosco pediram aos grevistas que possam dar um voto de confiança ao governo Pedro Taques (PDT), que tem apenas 150 dias de gestão. Também se colocaram à disposição para serem interlocutores e propuseram a ampliação da discussão sobre a instituição na Assembleia.
 
“Há falta de transparência nos gastos da Unemat, como representante da sociedade, vou defender isso e discutir mecanismos para alcançarmos essa maior divulgação dos atos da instituição. Vamos também debater sobre a escolha do reitor, de como deve ser feita. Defendemos a Unemat em Cuiabá, mas é preciso debater antecipadamente, como estão os recursos”, disse Maluf.  
 
A categoria cobra o pagamento integral do reajuste inflacionário referente à Revisão Geral Anual de 6,22%. O Governo do Estado efetuou o pagamento de 3,11% nesse mês e o restante será pago em novembro. Os professores e alunos também reivindicam investimentos como em laboratórios e realização de concurso público. Ainda nesta terça, em Cáceres, será realizada uma assembleia geral entre professores e alunos para discutir a continuidade da greve.
 
“A pauta da greve se baseia principalmente na autonomia financeira da Unemat, hoje o recurso que chega é suficiente apenas para pagar folha de pagamento e a capacidade de investimento em infraestrutura, novos laboratórios e novos cursos está inviabilizada. A questão salarial também é um dos motivos da greve, houve negociação salarial prévia com governos anteriores e promessa de quatro aumentos de 10% até 2016, mas foi cumprido apenas um. Quando o governo não recompôs integralmente a inflação desse ano, foi a gota d´agua”, afirmou o representante dos professores, João Carlos Sanches.  
 
Representante da comissão dos alunos, Douglas Rodrigues, estudante de Engenharia Elétrica, reconheceu o direito dos professores em fazerem greve e disse que a instituição precisa de melhorias estruturais. “Vamos fazer uma mobilização estudantil para que seja cumprido o que foi prometido dentro dos planos pedagógicos que não vem sendo realizados pela universidade. O grande prejuízo não é para os professores e sim para a nossa formação. A comissão criada na Assembleia será importante para discutir melhorias para a Unemat”, disse, através da assessoria.
 
Representante da Secretaria de Planejamento, Josiane Andrade participou da reunião, ouviu as demandas e se colocou à disposição dos professores e alunos e também disse que levará as reivindicações ao secretário Marco Marrafon.
 
 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

MP constata precariedade no saneamento em escolas de 20 municípios de Mato Grosso

Uma realidade alarmante foi constatada nas fiscalizações realizadas pelo...

Últimos vagões do VLT são transferidos de Mato Grosso

A secretaria de Infraestrutura e Logística informou que os...

Jucemat repudia mudanças da Receita Federal na abertura de CNPJ; ‘retrocesso’

O plenário da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat)...

Miguel se licencia e vice assume prefeitura de Lucas do Rio Verde por 15 dias

O vice-prefeito Joci Piccini assumirá, a partir deste sábado...
PUBLICIDADE