O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, inaugurou ontem um trecho de 17,9 quilômetros da BR 158, de um total de 101,09 quilômetros, firmados numa parceria entre o Governo do Estado e a União. O trecho inaugurado fica próximo ao município de Ribeirão Cascalheira. A BR-158 é um dos principais eixos viários de Mato Grosso e liga os corredores de exportação da região Sudeste (no Porto de Santos-SP) à região Centro–Nordeste (no Porto de Parauapebas-PA). Com a pavimentação total da estrada o escoamento dos produtos da região do Vale do Araguaia, como soja, milho, algodão e gado bovino será mais rápido e os custos mais reduzidos para os produtores.
A obra custará de R$ 63,559 milhões, 50% do recurso será de responsabilidade da União. A outra metade será aplicada pelo Governo do Estado por meio de recursos do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab). “Todos sabem da importância que a pavimentação dessa rodovia tem para o Estado de Mato Grosso. Ela merece atenção conjunta para o seu prosseguimento”, destacou o ministro.
O governador Blairo Maggi ressaltou os convênios entre os governos Estadual e Federal para a recuperação e pavimentação das rodovias federais. “É um modelo único no Brasil que permite que cada parte invista 50% dos recursos”, explicou o governador.
Em parceria com o Estado, o Governo Federal irá concluir o asfaltamento do trecho que liga o município de Guarantã do Norte ao Estado do Pará e a duplicação do trecho da BR 364 que liga Cuiabá à Serra de São Vicente. O ministro também garantiu a pavimentação dos trechos que ligam Cuiabá aos municípios de Cáceres e Jangada.
Além da inauguração do trecho da BR 158, o ministro aproveita a visita ao Estado para vistoriar obras na BR 364, no município de Diamantino e ainda profere palestra aos membros da Associação dos Transportadores de Cargas (ATC), em Rondonópolis.