PUBLICIDADE

Aprovado projeto para SEMA gerenciar atividade madeireira

PUBLICIDADE

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente de Mato Grosso assume oficialmente a partir de agora boa parte das atribuições do Ibama em atividades relacionadas a extração, transporte e comercialização de madeira, reflorestamento, autorizações de desmates e queimas. Agora há pouco, a Assembléia Legislativa aprovou, em última votação, a redação final das mensagens 39 e 40, hoje (14), na Assembléia Legislativa. A maioria das emendas parlamentares teve aprovação da Comissão Especial criada para analisar as propostas que estipulou políticas florestais instituindo o MT Floresta e alterou o Código Ambiental Estadual.

Agora, a lei estadual segue para sanção do governo com a previsão de vigorar a partir de janeiro de 2006. O deputado Dilceu Dal´Bosco (PFL) apresentou 11 emendas ao projeto do governo, mas teve a aprovação de nove. Segundo ele, todas contemplam as reivindicações de diversos segmentos, inclusive, na região Sul. “Mato Grosso assume de vez, as funções do Ibama que só atrapalhava o desenvolvimento econômico do Estado”, criticou o deputado.

Na mensagem do governo, a Sema passa a emitir as ATPF´s (autorizações para transporte de produtos florestais) e já estará protocolocando pedidos de projetos de manejo sustentável para madeireiras conseguirem, emergencialmene, extrair 30% do talhão anual de madeira de determinada área para voltarem às suas atividades normais. Desde junho, o setor madeireiro estava literalmente engessado e muitas madeireiras paradas pelo fato do Ibama não liberar projetos de manejo e as empresas não terem instrumentos legais para fazerem estoques. Houve mais de 3,5 mil demissões e graves consequências na economia de muitas cidades do Nortão.

De acordo com o projeto, a Sema também fica com a responsabilidade de emitir parecer sobre a exploração de áreas de preservação ambientais já existentes e outras que possam ser solicitadas. Neste caso, haverá o acompanhamento e a fiscalização da implementação de planos de manejos e autorização de outras atividades ligadas ao Meio Ambiente.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Polícia Militar prende dois acusados de duplo homicídio em Mato Grosso

Um homem e uma mulher, suspeitos de duplo homicídio,...

MP constata precariedade no saneamento em escolas de 20 municípios de Mato Grosso

Uma realidade alarmante foi constatada nas fiscalizações realizadas pelo...

Últimos vagões do VLT são transferidos de Mato Grosso

A secretaria de Infraestrutura e Logística informou que os...
PUBLICIDADE