Os deputados estaduais aprovaram, hoje, a proposta do governo de Mato Grosso de repassar R$ 50 milhões ao Rio Grande do Sul, para auxíliar nas obras de reconstrução do Estado. A iniciativa foi proposta pelo governador Mauro Mendes diante da grande tragédia climática que atingiu a região nas últimas semanas, e foi discutida previamente com parlamentares, dirigentes do setor produtivo do Estado, na última segunda-feira. O projeto de lei segue para sanção do governador Mauro Mendes. O repasse do recurso vai ser definido por meio de decreto.
O governo de Mato Grosso vai usar recursos arrecadados pelo Fundo de Transporte e Habitação (Fethab) para ajudar o Rio Grande do Sul que tem dezenas de municípios ilhados por conta de pontes destruídas e estradas onde as águas formaram crateras
O governo de Mato Grosso também foi autor da proposta ao Conselho Nacional de Política Fazendária para a criação de um corredor humanitário, dispensando a obrigatoriedade de apresentação de nota fiscal para o transporte de mercadorias destinadas como doação ao Rio Grande do Sul.
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul aponta que, até a manhã desta quarta-feira, mais de 1,4 milhão de pessoas foram afetadas pelas chuvas intensas na região. No boletim de hoje, 100 pessoas morreram, 372 ficaram feridas e 128 estão desaparecidas.