O Senado aprovou o projeto de resolução, do senador Jayme Campos, criando a Frente Parlamentar de Defesa das Fronteiras Brasileiras para fortalecer políticas de Estado, acompanhando, fiscalizando e propondo políticas e ações públicas dirigidas às fronteiras especialmente no combate ao tráfico de drogas. “Com a aprovação deste projeto, vamos garantir a construção de uma agenda propositiva em torno do tema. Lembrando que o Brasil é um país de dimensões continentais com mais de 16 mil quilômetros de fronteiras terrestres e de sete mil quilômetros de costa marítima. A extensão continental das nossas divisas com outros países merece atenção especial”, disse Jayme.
São 11 Estados possuem territórios que fazem contato com outras nações. Só em Mato Grosso, são 700 quilômetros de fronteira seca. “O que acaba por transformar nosso país em rota do tráfico internacional de entorpecentes, que movimenta bilhões de dólares anualmente”. “As fronteiras mal vigiadas transformam o território brasileiro em porta de entrada do narcotráfico, contrabando, criminosos ambientais e de tráfico de pessoas”, acrescentou Jayme Campos.
Em seu discurso em plenário, Jayme pediu ainda a aprovação de seu projeto de lei 2.519, em tramitação na Comissão e Assuntos Econômicos, que destina 5% das verbas do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) para programas de proteção integrada de fronteiras, o que elevariam os investimentos em aparato, inteligência e políticas públicas na área.