PUBLICIDADE

Aprovado projeto de ponte para passagem de ferrovia entre Mato Grosso e Goiás

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou hoje o projeto executivo para a implantação da ponte sobre o rio Araguaia, na divisa entre Goiás e Mato Grosso, para passagem da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (FICO). O trecho tem 365 quilômetros e vai ligar a cidade de Mara Rosa (GO) a Água Boa, na região Araguaia, atravessando 11 municípios nos dois estados.

Sob relatoria do diretor Luciano Lourenço e análise técnica da Superintendência de Transporte Ferroviário (SUFER), o documento foi aprovado por unamidade pela diretoria colegiada durante a 981ª Reunião de Diretoria (Redir). A ANTT informou que o projeto da ponte sobre o rio Araguaia será construída na divisa dos municípios de Aruanã (GO) e Cocalinho (MT).

“A ponte é considerada um marco expressivo no âmbito das obrigações de construção do subtrecho em comento. Trata-se de ponte ferroviária em via, com extensão aproximada de 1.600m de extensão, distribuída em um trecho principal com estrutura, em balanços sucessivos, que contempla o vão central com extensão de 140m, destinado a segmento navegável, e trechos adjacentes, compostos por mais 40 vãos”, destacou a agência.

Esta semana, conforme Só Notícias já informou, a ANTT divulgou o resultado de uma visita técnica às obras da ferrovia e apontou que houve avanços “significativos” na construção. Durante a última inspeção, que ocorreu no último fim de semana (19 a 21), a Diretoria e os fiscais da ANTT constataram que a conclusão da terraplenagem saiu de 9,87% para 13,28%, desde outubro do ano passado, projetando-se para atingir 33,28% até dezembro de 2024. Além disso, a gestão fundiária liberou aproximadamente 238,5 quilômetros em dezembro de 2023, com uma tendência de alcançar 364 quilômetros até o fim deste ano.

Segundo a ANTT, as obras da alça de ligação da FICO com a Ferrovia Norte-Sul, que já está em operação no Tramo Central, na altura de Mara Rosa, estão bem adiantadas e em breve permitirão a instalação de trilhos, o que promoverá o carregamento de materiais para o avanço das obras com maior eficiência logística. Também estão em andamento as obras de infraestrutura no pacote 3, entre os km 80 a 104, próximo a Santa Terezinha de Goiás.

A FICO é uma das grandes promessas para o transporte de cargas no Brasil, ligando as produtivas regiões do Centro-Oeste à Ferrovia Norte Sul e, consequentemente, aos portos estratégicos de Santos e São Luís, o que vai promover integração nacional e desenvolver ainda mais a economia do país.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Encerra hoje 2ª fase de pagamento especial do saque-aniversário

Cerca de 8,1 milhões de trabalhadores que aderiram ao...

Mais de 950 novas empresas são abertas em Nova Mutum

Empreendedores de Nova Mutum abriram 954 novas empresas, em...

Secretário afirma que filas da UPA e policlínica estão zeradas em Sinop

O secretário de Saúde, Érico Stevan, afirmou, ao Só...

Mauro Mendes conclui missão internacional ao Japão e Coreia

O governador Mauro Mendes (União) concluiu, ontem, a missão...
PUBLICIDADE