PUBLICIDADE

Aprovado projeto da prefeitura em Sinop para custear aluguel e energia do IFMT até 2024

PUBLICIDADE
Só Notícias/Luan Cordeiro (foto: assessoria/arquivo)

O projeto de lei foi aprovado, por unanimidade, em primeira e única votação, pela câmara de vereadores, ontem. Agora, seguirá para sanção do prefeito Roberto Dorner (Republicanos) e com isso, o executivo é autorizado a custear a locação e energia elétrica do Instituto Federal de Mato Grosso, câmpus de Sinop, entre janeiro de 2022 e dezembro de 2024.

Antes da votação, a propositura recebeu pareceres favoráveis das comissões de Justiça e Redação, de Finanças, Orçamentos e Fiscalização, e de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia, Desporto e Assistência Social. Não há uma estimativa de gastos, já os valores de energia, por exemplo, são variáveis mensalmente.

O IFMT está instalado em um prédio na rua das Avencas, no Setor Residencial Sul, desde agosto de 2015, quando iniciou as atividades. Em contrapartida, o IFMT oferecerá cursos gratuitas de “forma a atender as necessidade do setor econômico e/ou social do município”.

É detalhado que a prefeitura custeará até que haja a construção definitiva da sede própria. “O Instituto Federal de Mato Grosso é especializado na oferta de cursos de educação profissional técnico nível médio, cursos de formação inicial e continuada, superiores de tecnologia, de licenciatura e bacharelado, com vistas à proporcional geração de trabalho, renda e emancipação do cidadão na perspectiva do desenvolvimento sócio econômico da região”, reforçou.

As novas instalações do IFMT serão em um terreno com mais de 55 mil metros quadrados localizado entre a rua Ucayali e avenida Guaíba, no Residencial Iguatemi, nos fundos do bairro Maria Vindilina. No início do mês, o governo Federal lançou licitação para contratar uma empresa que será responsável pela construção da primeira etapa da sede.

O investimento previsto é superior a R$ 11,1 milhões, com uma área construída de mais de 2,1 mil metros quadrados. A empresa vencedora terá 18 meses para concluir a primeira etapa, que compreende os blocos administrativo e pedagógico, com salas de aula, paisagismo, uma guarita, refeitório, pórtico, instalações elétricas, telefone, para ar-condicionado, hidráulica, internet, cercamento do terreno, banheiros, e outros.

Atualmente, o câmpus de Sinop oferece cursos técnicos integrados ao ensino médio em Eletromecânica e em Automação Industrial. Já os técnicos subsequentes ao ensino médio são em Eletromecânica, Comércio, Administração, e Recursos Humanos. Ainda há projetos de extensão, e outros.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorriso: Gerson encabeça chapa única para presidir a câmara

A eleição para a mesa diretora da câmara municipal,...
PUBLICIDADE