Na sessão ordinária, ontem, foram aprovados dois projetos de autoria do vice-presidente Raimundo Filho (DEM), instituindo os dias do ‘líder comunitário’ e do ‘comunicador e apresentador de programas de rádio e televisão’, a serem comemorados anualmente em 5 e 17 de maio, respectivamente. “É uma forma de incentivar. A classe dos comunicadores já começou a se estruturar, por meio de associação. Eles são profissionais indispensáveis no município, pois através deles as notícias e entretenimento via rádio e tv chegam até a população. Então parabéns a todos”, alegou.
Foi aprovado também o projeto de autoria do vereador Marcio Pandolfi (PPS) que exige que o poder Executivo ofereça kit de higiene bucal aos alunos da rede. Pandolfi encaminhou ainda o projeto 18 de 2007. “Com este projeto as multas de trânsito em Lucas, em veículos emplacados aqui, poderão ser pagas de forma parcelada. Essa aprovação vai incentivar o emplacamento no município e facilitar o pagamento das multas, evitando que o cidadão tenha seu veículo apreendido, e muitas vezes não podendo nem trabalhar, além disso, o dinheiro arrecado com o pagamento parcelado retorna ao município para ser investido em diversos setores”, explicou Pandolfi.
Outro projeto aprovado abre crédito especial para a construção de um abrigo para crianças e adolescentes desamparados. O parlamentar Elder Biazus (PPS) falou a respeito do Assentamento Coait. “Nós continuamos trabalhando fortemente para que está 50 famílias estejam assentadas logo no local e digo que elas podem ter certeza que em breve estarão devidamente assentadas”, prevê.
A vereadora Cleci Nunes (PSDB) falou do ‘dia do trabalho’ e do ‘dia de luta pela educação pública’, comemorado em 26 de abril. “Houve uma manifestação de professores neste dia e quero manifestar minha solidariedade e dizer da importância deste movimento em defesa da escola pública e melhores condições de trabalho. Um dos motivos da educação não apresentar melhores índices de desempenho é justamente a falta de uma política de valorização do educador”.
Na tribuna, o vereador Mano (PSDB) cobrou urgência na reposição salarial do funcionalismo público. “Peço que o Executivo tenha coerência e envie este projeto o mais rápido possível. Tenho certeza que os salários estão todos defasados e esperamos também um projeto de aumento salarial digno aos servidores de Lucas do Rio Verde”, cobrou.
Também aprovado o projeto que torna a ANDAR – Associação dos Portadores de Deficiências Físicas – entidade de utilidade pública. O vereador Demétrio Cezar (PMDB) falou sobre as doações de cadeiras de rodas a quem necessita do equipamento. “Eu parabenizo o Rotary Clube e a Câmara Municipal pelo trabalho importantíssimo que vem de encontro às pessoas que precisam desta ajuda”, parabenizou Demétrio.
O presidente do Legislativo, Nestor Albrecht (DEM) apontou os principais assuntos da ordinária. “Projetos importantes foram aprovados, como a construção do abrigo para crianças e adolescentes, também o auxilio financeiro no valor de R$ 6 mil para o Distrito da Groslândia e os demais 6 projetos aprovados. Digo que a Câmara Municipal está de parabéns pelo excelente trabalho que vem desenvolvendo”, finalizou o presidente.
A sessão também foi de despedida para o vereador Carlos Girotto (PPS), que depois de quase 15 anos no Legislativo vai assumir um dos principais cargos do Executivo Municipal, o de chefe de gabinete. “Na verdade o que quero é fazer um reconhecimento melhor do trabalho da câmara porque muitas vezes a população não sabe o que o vereador faz e o certo é que tudo que a administração executa passa antes pela aprovação do legislativo, que merece uma valorização maior. Também a minha função como chefe de gabinete será de unir um pouco mais a prefeitura e a população. A administração do prefeito Marino Franz (PPS) é participativa, mas queremos torná-la ainda mais, para que a sociedade ajude a tomar as decisões”, disse.