O governador Silval Barbosa acaba de confirmar que o presidente do PP, Chico Daltro, será seu candidato a vice-governador. Conforme Só Notícias já informou, a decisão foi tomada esta tarde, em reunião as ldieranças do PMDB, PR, PT e PP. Silval explicou que foi uma decisão conjunta, vários nomes foram avaliados mas a decisão por Daltro foi por sua representatividade política em Cuiabá e pela proporcionalidade na composição da chapa majoritária. Silval é do Nortão e estava defendendo que seu vice fosse de Cuiabá. O governador considerou que todos os partidos que estão no arco de aliança estão com representatividade na chapa majoritária.
O presidente do PT, Carlos Abicalil, também esteve no anúncio de Chico Daltro como vice e avalisou a indicação, manifestando apoio a decisão. À tarde, as lideranças chegaram a cogitar o deputado Sérgio Ricardo (PR), ex-presidente da Assembleia, como candidato a vice. Ele também tem base eleitoral em Cuiabá. Mas um dos fatores é que o PP ficaria, desta forma, apenas como uma suplência, de Blairo ou Abicalil.
No começo, as articulações apontaram para Serys (PT) ser vice buscando prestigir a senadora que não deve ser candidata por ter perdido as prévias para Abicalil, que disputará o Senado. Mas ela não aceitou dividir o palanque com o desafeto. Em seguida, Silval e aliados ofereceram a vaga de vice e de suplentes para Mauro Mendes (PSB) e aliados. A estratégia foi transformar um concorrente em aliado. Mas Mauro não aceitou, teve candidatura aprovada hoje em convenção e será adversário de Silval na disputa pelo governo.
Os adversários de Silval também estão com candidatos a vice definidos. Dilceu Dal Bosco (DEM) está com Wilson Santos e, Otaviano Pivetta (PDT) forma chapa com Mauro Mendes (PSB). Só falta ser confirmado o candidato a vice de Marcos Magno (Psol).
(Atualizada às 20:27h)
Leia ainda
Silval anuncia daqui a pouco Chico Daltro como vice