quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

Após suspender rodízios em Cuiabá, prefeito promete barreiras sanitárias até amanhã

PUBLICIDADE
Só Notícias/Marco Stamm (foto: arquivo/assessoria)

Até amanhã (7) a prefeitura de Cuiabá deve anunciar as regras e formato das barreiras sanitárias que serão implantadas para cumprir a decisão judicial que impôs o lockdown na Capital e também em Várzea Grande como medida para diminuir a contaminação do novo Coronavírus nas duas maiores cidades de Mato Grosso. A data foi estipulada pelo prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) no decreto 7.980 e atribui a elaboração dos projetos à Diretoria de Vigilância em Saúde.

Pinheiro ainda não sabe como serão as barreiras sanitárias, quais ações serão executadas nem em qual ou quais pontos de Cuiabá serão montadas. Ele disse que “essa divisão é técnica, obedece a protocolos sanitários e epidemiológicos”. Segundo o prefeito, os números de contaminação compilados no final de semana “vão servir de base para que eu possa editar o decreto de quais as regiões terão que obedecer a quarentena coletiva obrigatória”.

Cuiabá está em lockdown por 15 dias desde o dia 25 de junho, quando começou a cumprir determinação judicial. O Município tenta reverter a decisão no Supremo Tribunal Federal (STF) por entender que o Judiciário invadiu competência do Executivo.

A instalação de barreiras sanitárias é uma das imposições da decisão judicial que determinou a quarentena obrigatória, mas, devido à complexidade técnica para criar as barreiras, a prefeitura pediu prazo para cumprir a decisão. Os 15 dias do lockdown judicial terminam na sexta-feira (10), mas o prazo pode ser prorrogado se a Justiça entender que não houve avanço no combate à pandemia.

Ainda no decreto 7.980, Emanuel Pinheiro revogou a realização de rodízios no tráfego de veículos automotores e limitação, por CPF, nos atendimentos presenciais realizados por bancos, lotéricas, supermercados e distribuidoras de bebidas.

Em Cuiabá 3.866 pessoas estão sendo monitoradas, 836 estão curados do Coronavírus e 247 faleceram

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Assembleia adia votação das mudanças do Fethab destinando verbas para institutos

A Assembleia Legislativa adiou a segunda votação do projeto...

Prefeitura no Nortão comprará mais de 10 novos veículos

O poder executivo em Feliz Natal (110 quilômetros de...
PUBLICIDADE