sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Apesar do interesse de juízes, vaga da Assembleia para o TCE deve ficar com deputado

PUBLICIDADE
Só Notícias/Marco Stamm (foto: Marcos Lopes/arquivo)

Além dos deputados estaduais, pessoas ligadas ao Poder Judiciário estão de olho na vaga aberta para o Tribunal de Contas do Estado (TCE) cuja indicação será feita pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Nomes como do juiz de Sinop, Mirko Vincenzo Gianotte, do promotor Mauro Zaque e dos juízes Eduardo Calmon e Yale Sabo são cogitados nos bastidores. No entanto, na opinião do deputado João Batista (PROS), mesmo que alguma inscrição seja realizada hoje, até às 19h30 (último prazo), os nomes técnicos devem ser desidratados no colégio de líderes e a vaga tende a ficar com um dos deputados estaduais.

“Existe um sentimento quase unânime de que a vaga é da Assembleia e que tem que ser um deputado. Então, temos que analisar na hora de votar, ver quem está indo para lá e de que forma pode contribuir. E na sua vaga, quem virá, que projeto vai trazer para contribuir?” declarou em entrevista à Rádio Capital FM, em Cuiabá. Por enquanto, os deputados Guilherme Maluf (PSDB), Max Russi (PSB) e Sebastião Rezende (PSC) anunciaram publicamente que têm interesse na vaga. A inscrição, que já foi prorrogada, precisa ser oficializada até às 1930 desta terça-feira.

Conforme Só Notícias já informou, desde 2014 a Assembleia estava proibida pela justiça de indicar um nome para a vaga de Humberto Bosaipo, condenado pela justiça por desvios no legislativo estadual. Mas no mês passado o judiciário permitiu que o parlamento voltasse a indicar o nome e uma corrida pelo cargo foi iniciada.

Cada deputado pode indicar um nome, sendo possível o máximo de 24 postulantes. Os nomes e as documentações serão conferidas pela Comissão de Justiça e Redação da Assembleia e os que tiverem candidatura deferida serão ouvidos pelo colégio de líderes, que escolherá o indicado a ser sabatinado em plenário para então ser, finalmente, indicado ao cargo.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Senador de MT defende redução da maioridade penal após homicídios de motoristas de aplicativos

O senador Jayme Campos (União-MT) afirmou, em pronunciamento na...

Governador anuncia inteligência artificial para evitar desmatamento químico em MT

O governador Mauro Mendes anunciou hoje que Mato Grosso...

STF autoriza criação de cadastro público de pedófilos e agressores de mulheres em Mato Grosso

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), por unanimidade,...

Governo autoriza obras em Complexo Viário para melhorar trânsito em Cuiabá

A secretaria estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra) assinou...
PUBLICIDADE