O conselheiro Antonio Joaquim será empossado no próximo dia 31, na presidência do Tribunal de Contas de Mato Grosso. Será realizada uma sessão solene às 16h, no auditório da Escola Superior de Contas. A partir das 18h30, na praça das Bandeiras, haverá a apresentação do projeto “Cantos do Brasil”, da Orquestra de Câmara de Mato Grosso e do trio Pescuma, Henrique e Claudinho.
Antonio Joaquim decidiu trocar a tradicional festa pelo apoio e difusão da cultura mato-grossense. Conforme o conselheiro, até por uma questão de responsabilidade social, a posse já será a primeira e grande oportunidade para mostrar o Tribunal de Contas como um instrumento de cidadania.
O projeto “Cantos do Brasil” é uma proposta da Orquestra de Câmara de Mato Grosso e foi apresentado pelo maestro Leandro Carvalho. Durante o show, será gravado um DVD, que além das 16 músicas apresentadas, ainda terá informações e projetos relativos ao Tribunal de Contas. Inicialmente, 5 mil cópias serão distribuídas gratuitamente para gestores públicos, tribunais do Brasil, instituições, parlamentares, bibliotecas e escolas.
Posteriormente, uma segunda prensa será produzida e colocada à venda. Parte da renda dessa edição será revertida para o Fundo de Aparelhamento e Modernização do Tribunal de Contas (Fundecontas). Segundo Antonio Joaquim, a idéia é retornar aos cofres públicos o investimento feito pelo TCE.