O senador Antero Paes de Barros, presidente do PSDB de Mato Grosso, reuniu-se, neste sábado com o prefeito Nilson Leitão, vereadores, secretários municipais e lideranças empresariais, além de filiados do partido, para debater a sucessão estadual e as coligações que devem ser fechadas até o mês que vem. Antero disse que prefere a candidatura à reeleição ao Senado do que disputar o Governo do Estado. Antero declarou que o partido ainda aguarda uma posição do diretório nacional para definir as coligações e oferecer ao presidenciável Geraldo Alckmin o melhor palanque no Estado.
O senador disse que as articulações estão sendo feitas e não foi descartada a coligação com o PPS no Estado, que lança Blairo à reeleição, pelo fato do PPS nacional retirar candidatura a presidente e apoiar Alckmin. Mas embora os líderes dos dois partidos admitam coligação nas bases há resistências
“Se depender da minha vontade individual, gostaria de disputar a reeleição para o Senado. Mas eu tenho a convicção de que na política, você não faz nunca o que quer. É melhor acertar com o partido do que errar sozinho”, acrescentou. Uma das possibilidades é o PSDB apoiar a reeleição de Blairo Maggi, ao Governo do Estado, com Antero no Senado.
Mas, para isso, é necessário que o ex-governador Jaime Campos (PFL) abra mão da pré-candidatura. O prefeito de Sinop, Nilson Leitão, disse que o PSDB não aceitará ficar com uma segunda opção na coligação. “O PSDB só aceita uma aliança com PPS se o senador Antero for candidato oficial. Caso contrário, não se discute aliança e o PSDB lança candidatura própria”, confirmou. As definições devem ficar para depois da conveção do diretório nacional do partido, que deve acontecer no dia 19 de junho.
Durante a visita, o senador Antero também colocou que estão visitando vários municípios da região, entre eles Nova Mutum, Lucas do Rio Verde e Sorriso, para discutir a candidatura do ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, a presidência.
“Estamos explicando que a prioridade nossa é formar os palanques regionais, e estamos formando bons palanques. Por enquanto não começou a campanha. Daqui a pouco vai começar, o Alckmin falando do Serra e o Serra falando do Alckmin, e isso vai fortalecer ambos”, destacou
“No Centro-Oeste ainda estamos um pouco atrás, mas eu não tenho nenhuma dúvida que o Alckmin vai repetir aqui a votação do ( ex-presidente) Fernando Henrique ( que venceu nos dois pleitos presidenciais que disputou) ”, acrescentou. Antero também criticou algumas ações do governo Lula e disse que quando começar a campanha os eleitores vão conhecer realmente o atual presidente.
“Ele vai ir nos debates com que autoridade moral, como ele vai explicar sobre o Waldomiro Diniz, sobre Delúbio, sobre o Marcos Valério?”, completou.