O prefeito Chicão Bedin confirmou hoje que recebeu da ANAC -Agência Nacional de Aviação Civil- autorização para retomar as obras do aeroporto municipal, paradas desde o primeiro trimestre do ano passado, devido a falhas no projeto. “Fomos a Brasília muitas vezes até que conseguimos sanar todas as falhas existentes em relação ao projeto do aeroporto, adequando ao que a Anac exigia para podermos ter a liberação”, disse o prefeito.
Mas não significa que a construção do terminal e conclusão da pista, e outros setores, inicie imediatamente. Falta dinheiro. Cerca de R$ 3,5 milhões. “O aeroporto iniciou por meio de um convênio da prefeitura com o Estado para a construção da pista. E outro com a União – através do Ministério do Turismo – para a construir o terminal de embarque de passageiros. Assim, tivemos um investimento até o momento, estimado em cerca de R$ 3,8 milhões, entre recursos municipais, estaduais e federais. Vamos ter que concluir o terminal com recursos municipais, haja vista, que esta é uma obra federal, que nada tem a ver com a pista de pouso e aterrissagem. Mas, para a pista, temos a possibilidade de obter recursos com o Governo do Estado e acredito que não teremos problemas com isso”, informou o prefeito. A previsão é retomar as obras no primeiro trimestre de 2011 com projeção de ficar pronto em 2012.
Chicão expôs que, tecnicamente, foram feitas adequações no projeto em relação ao que efetivamente havia sido executado pela gestão anterior e tudo está resolvido. “Havia muita diferença entre o que foi planejado e o que efetivamente foi executado. Assim, conseguimos sanar as falhas de projeto. Agora temos de buscar a liberação do Comar – Comando Aéreo Regional e também dos demais órgãos ligados a esta importante obra”, salientou.