PUBLICIDADE

Amptur desenvolve ações para os municípios turísticos de Mato Grosso

PUBLICIDADE

A Associação dos Municípios com Potencial Turístico, desde que foi reativada em agosto do ano passado, tem como princípio o desenvolvimento do turismo, a integração com o meio ambiente, a participação das comunidades no contexto turístico e também a descentralização de ações que geram condições locais para a promoção e captação de recursos para o turismo interno.  A entidade é dirigida pelo prefeito de Dom Aquino, Josair Lopes, com a participação de 23 prefeitos de diferentes regiões do estado.

A equipe técnica da Amptur desenvolve desde o ano passado, uma em série de ações que marcam a reativação da entidade. Através do painel sobre a Regionalização do Turismo, foram apresentados o planejamento estratégico e as ações de marketing, que fomentam a atividade turística, além dos principais  problemas enfrentados nos municípios que dificultam a aplicação de uma política de desenvolvimento do setor. Este ano, a entidade apresentou novas metas que visam desenvolvimento dos municípios turísticos. O trabalho conta com as parcerias da Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur) e da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM).

A especialista em Gestão Estratégica do Turismo, Roselane Soares Monteiro, integra a equipe técnica da Amptur. Ela informou que entre as ações da entidade, estão o inventário turístico, a criação dos Conselhos Municipais de Turismo, o Fundo Municipal do Turismo e o Plano Municipal de Turismo. Ela frisou ainda que no mês de novembro, está programado um seminário que vai discutir as Perspectivas do Turismo Interno, com a participação do renomado palestrante Sancho Silva, autor de várias obras, entre elas o Turismo Interno.

Conforme Roselane, a equipe vai visitar as regiões, começando pelo polo de Brasnorte, que abrange os municípios de Portos Gaúchos, Juruena, Novo Horizonte do Norte, Nova Maringá e Juara. O trabalho da equipe é de mobilizar os municípios e orientar os servidores municipais que trabalham na área do turismo, sobre a formação dos conselhos, a criação do fundo e o Plano Municipal do Turismo, conforme a legislação em vigor.

Para colocar em prática o Plano Municipal de Turismo, é necessário criar o Conselho Municipal de Turismo (Comtur)  e o Fundo Municipal de Turismo (Funtur), com programas dos governos federal e estadual e recursos de emendas parlamentares. Além disso, é necessário o inventário turístico (Invtur), uma das prerrogativas para o desenvolvimento dos municípios. O levantamento inclui desde os atrativos turísticos e todos os serviços disponíveis no município. Em seguida é realizado o diagnóstico, que trata de uma análise do inventário turístico, para ver em que área o município necessita de investimentos.

O plano de Desenvolvimento do Turismo inclui as diretrizes, programas e projetos voltados aos municípios. Entre as atividades a serem executadas pelas prefeituras, está a capacitação, além de execução de programas educacionais e ações de marketing, visando a divulgação da imagem e serviços. A implementação é um cronograma que vai dentro do plano de turismo. Quando as ações começam a ser efetivadas, é feito o monitoramento por meio de pesquisa institucional.

A equipe da Amptur é integrada pela coordenadora executiva, Leila Marilsa Fraga, coordenadora financeira, Quitéria da Costa, e a especialista em Gestão Estratégica do Turismo, Roselane Soares Monteiro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Obras do novo de hospital universitário entram em fase de acabamento em Mato Grosso

As obras do novo Hospital Universitário Júlio Müller estão...

Governador anuncia data de inauguração do maior hospital de Mato Grosso

O governador Mauro Mendes confirmou para o dia 19...

Deputado de Mato Grosso recua e retira apoio à PEC da Reforma Administrativa

O deputado federal Coronel Assis (União Brasil) voltou atrás...
PUBLICIDADE