PUBLICIDADE

AMM vai levantar perdas ecônomicas dos municípios de MT

PUBLICIDADE

A Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) pretende lançar o projeto de um estudo detalhado sobre o custo da logística no Estado, o impacto da Lei Kandir sobre essa realidade e os reflexos para o contribuinte. O estudo, que é inédito, pretende despertar a classe política e a sociedade para a necessidade de mudança na política tributária, sob pena de comprometer o crescimento do Estado e dos municípios, além de penalizar ainda mais os contribuintes.

Para a associação, o atual modelo econômico adotado em Mato Grosso não favorece o desenvolvimento dos municípios e repercute de forma negativa no bolso dos cidadãos. De acordo com o superintendente da AMM, economista Maurício Munhoz, que vai coordenar o estudo, a lei Kandir tem grande parcela de responsabilidade nas distorções verificadas no atual modelo econômico. A lei isenta do ICMS as mercadorias destinadas à exportação e os serviços prestados para pessoas físicas ou jurídicas no exterior. A legislação, criada em 1996, desobrigou o exportador a pagar o imposto e isso, na prática, representou perdas para o estado e os municípios.

Todavia, apesar de não receber o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) proveniente da exportação dos produtos “in natura” e semi elaborados, o poder público continua assumindo o custo de manutenção das estradas por onde é escoada esta produção. Estima-se que cerca de 90% da produção saia de Mato Grosso sem pagar o imposto. “No entanto, o Estado e, consequentemente, os contribuintes pagam essa conta”, assinalou Maurício, por meio da assessoria de imprensa da entidade.

Em 2011, estimava-se uma perda de cerca de R$ 22 bilhões dos cofres públicos. No entanto, o orçamento do governo federal previa uma compensação a estados e municípios de apenas R$ 3,9 bilhões. A compensação incompatível potencializa os impactos nos cofres das prefeituras, que já recebem a menor fatia na distribuição dos tributos arrecadados no Brasil.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Obras de implantação do BRT iniciam em novo trecho na próxima semana em Cuiabá

A secretaria estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra) informou...

Michelle Bolsonaro desembarca em Sinop e participa de encontro com mulheres hoje em Sorriso

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro desembarcou, ontem, no aeroporto de...
PUBLICIDADE