“Desafios e Oportunidades da Gestão Municipal” é o tema do 31º encontro de prefeitos promovido pela Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), com o apoio do governo do Estado, Assembleia Legislativa, entre outros parceiros. O encontro será realizado de 22 a 24 de maio, no Centro de Eventos Pantanal, em Cuiabá. Paralelamente será promovido, no mesmo espaço, o Encontro de Primeiras-damas com abordagem de assuntos na área social dos municípios.
O objetivo do evento é promover o crescimento econômico em todos os municípios e estreitar as relações entre os prefeitos e os órgãos parceiros. Com foco no desenvolvimento sustentável, será realizada também uma feira com a participação dos Consórcios Intermunicipais de Desenvolvimento Econômico Social e Ambiental. No espaço, haverá oportunidades de negócios, praça da alimentação e estandes para fornecedores.
A programação do evento vai subsidiar os prefeitos com informações sobre programas e ações para ajudar a gestão municipal. A programação vai incluir palestras, debates e painéis com a participação de representantes dos poderes constituídos.
Haverá exposição de cases de sucesso apresentados pelos consórcios, além de salas de negócios. Está também programada uma ampla discussão sobre soluções eficientes para a gestão pública. Está reservado, ainda, um espaço para que os municípios promovam a cultura e o potencial turístico e econômico.
O presidente da AMM, Valdecir Luiz Colle, o “Chiquinho”, destacou que o evento tem uma ampla programação que vai possibilitar o debate de assuntos relacionados ao desenvolvimento econômico e social dos municípios. “Vamos tratar sobre os desafios e as oportunidades para as administrações municipais visando orientar os gestores na tomada de decisão e na definição de investimentos”.
A feira terá a exposição de produtos regionais, artesanato e gastronomia, que deverão atrair o público. Serão convidados alunos das escolas públicas e privadas e das universidades. Durante o evento, será aberto um espaço para as empresas apresentarem produtos e serviços para as prefeituras.
Já o Encontro de Primeiras-damas tem o objetivo de informar as gestoras sobre os desafios da administração municipal frente às mudanças sociais que deverão ocorrer em âmbito estadual e federal em 2014.