PUBLICIDADE

AMM e banco promoverão oficinas técnicas em 11 regiões de Mato Grosso

PUBLICIDADE

A Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e a Caixa Econômica Federal irão promover oficinas de assistência técnica em 11 municípios polos do estado. O objetivo da ação é capacitar os profissionais das prefeituras que atuam nos contratos, convênios e execução de obras para agilizar os processos e evitar perdas de recursos. As oficinas foram possibilitadas por um acordo de cooperação técnica firmado entre a AMM e a instituição financeira. O assunto foi tratado durante o seminário Ações práticas para o fortalecimento dos consórcios, realizado pela Associação Mato-grossense dos Municípios e encerrado, hoje. O tema foi apresentado pelo coordenador de filial da Caixa, Marcos Cardoso Alves.

A primeira oficina será realizada em Cuiabá, na AMM, no dia 24 de julho. Rondonópolis, Confresa, Alto da Boa Vista, Água Boa, Barra do Garças, Colíder, Aripuanã, Sorriso, Tangará da Serra e São José dos Quatro Marcos também sediarão as oficinas técnicas, que estão previstas para acontecer até outubro. A Associação irá mobilizar as prefeituras e os consórcios intermunicipais para participarem.

O presidente da AMM, Neurilan Fraga, disse que a instituição apoia iniciativas que contribuam para melhorar a gestão municipal. “Trabalhamos para que o poder público se torne cada vez mais eficiente e esse processo passa pela capacitação dos servidores municipais”, assinalou.

A intenção é levar a todas as regiões uma equipe multidisciplinar formada por um arquiteto, um engenheiro e um técnico operacional. As oficinas serão uma complementação ao seminário realizado na AMM em junho para os Gerentes Municipais de Convênios. As capacitações em polos acontecerão em duas etapas, sendo a primeira delas aberta ao público e a segunda em dois grupos de técnicos municipais. Também está prevista a participação do representante das agências regionais da Caixa.

Entre os assuntos que serão abordados estão: o papel e a importância dos Gerentes Municipais de Convênios; a nova figura do Gerente Estadual de Contratos e Convênios; as competências dos entres federados; os recursos disponíveis ao setor público; gestão de convênios e contratos, da busca pelos recursos até a prestação de contas; parcerias e soluções da Caixa.

O seminário também debateu, entre outros assuntos, algumas medidas que deverão fomentar a agricultura familiar no estado. A palestra Ações para acesso ao SIM/Susaf contou com a participação do secretário de Estado de Agricultura Familiar, Suelme Evangelista, e da secretária executiva do Comitê Gestor do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar e de Pequeno Porte, Nathacha de Carvalho.

Na ocasião, o secretário Suelme falou sobre as ações que o Governo do Estado já está realizando ou planejando para fomentar a agricultura familiar. Entre as ações está a reestruturação da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer); a expansão do projeto desenvolvido junto na Baixada Cuiabana, que resultou na implantação de um mini laticínio, para outros 12 municípios polos; e um programa de apoio às agroindústrias familiares informais para dar mais celeridade no processo de certificação. Evangelista aproveitou o momento para garantir que as exigências da fiscalização do estado serão mais razoáveis com os pequenos produtores, adotando o princípio da equivalência.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Projeto inclui parque em Mato Grosso em programa de desestatização

Um projeto de decreto legislativo, do deputado Junio Amaral...

Justiça eleitoral cria quatro novos locais de votação em Nova Mutum

A Justiça Eleitoral confirmou a criação de quatro novos...
PUBLICIDADE