A prefeita Maria Izaura deve embarcar, na segunda-feira (2) ao Equador, onde discutirá experiências ambientais durante o Intercâmbio de Reflexão das Cidades Amazônicas Preocupadas com a Sustentabilidade. Izaura deve apresentar o projeto de recuperação de áreas degradadas e expor também, as diretrizes do Plano de Ação para a Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal. De acordo com assessoria, o evento é provomido pela Fundação Avina, cujo objetivo é promover o desenvolvimento sustentável por meio de alianças entre a empresa privada e organizações filantrópicas que fomentam a liderança e a criatividade. Dez cidades da América Latina compõe a associação e recebem incentivos financeiros para o desenvolvimento de ações ligadas ao meio ambiente e a sustentabilidade.
Alta Floresta foi inserida na lista dos maiores desmatadores, foram adotadas diversas ações -incluindo fiscalizações do Ibama- e o município está prestes de sair da lista.
Cerca de R$ 200 mil já foram aplicados em Alta Floresta, no projeto de recuperação da bacia Mariana (principal bacia hidrográfica que abastece a cidade). Outros R$ 800 mil deverão ser destinados a um projeto de fortalecimento da cadeia produtiva. A viagem será patrocinada pela promotora do evento. O retorno da gestora está programado para 10 de maio.
A câmara aprovou, com 3 votos contrários, a licença para Izaura viajar ao exterior.