segunda-feira, 9/fevereiro/2026
PUBLICIDADE

Alta Floresta: pesquisa aponta Asiel com 51% e Lucimara 23%

PUBLICIDADE

Mais da metade dos eleitores de Alta Floresta indicaram intenção de voto no candidato a prefeito Asiel Bezerra de Araújo, o Dr. Asiel (PMDB), na primeira rodada de pesquisa do Instituto Gazeta Dados no município. Com 51% de preferência, o peemedebista abre 28 pontos percentuais de vantagem em relação a sua adversária, Lucimara Brunetto (PT), que teve apoio de 23% dos entrevistados na pesquisa estimulada, em que os eleitores recebem um cartão com o nome dos concorrentes à prefeitura.

Mas 22% das pessoas ouvidas ainda estão indecisas e se abstiveram. Disseram optar pelo voto em branco ou nulo 4% do eleitorado. Levando em consideração apenas os eleitores que já escolheram um candidato, Dr. Asiel tem a preferência de 68,91% dos entrevistados, mais do que o dobro de sua adversária. A petista acumula 31,08% das intenções de voto.

Realizada entre os dias 25 e 26 de agosto, a pesquisa foi registrada junto ao Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE) sob o número 00141/2012 e ouviu 400 pessoas em 26 localidades das zonas urbana e rural.

No levantamento, foi aplicado o método Survey, que alia a aplicação de um questionário estruturado e padronizado a uma amostra representativa do público pesquisado, levando em consideração aspectos socioeconômicos da população, como sexo, idade, escolaridade e renda familiar. A margem de erro é de 4,5% para mais ou para menos.

Com 36,959 mil eleitores em Alta Floresta, de acordo com os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o pleito é definido em um único turno, em 7 de outubro.

Na pesquisa espontânea, em que os entrevistados devem lembrar de cabeça o nome de seus candidatos, a vantagem do peemedebista cai para 24 pontos percentuais. Asiel soma 42% das intenções nesta modalidade, enquanto Lucimara acumula 18%. A maior diferença fica por conta dos indecisos, que totalizaram 38% dos entrevistados. Votos brancos e nulos, neste caso, seriam de 2% da população ouvida.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: convênio destina R$ 365 mil para empregar reeducandos do regime semiaberto

A prefeitura firmou convênio com o conselho da comunidade...

Campanha de alistamento eleitoral de alunos em escolas estaduais de MT será amanhã

Escolas da rede estadual de Mato Grosso participam, nesta...

Câmara de Nova Mutum analisa projeto que proíbe corte de água sem aviso prévio

Os vereadores Anderson Mantovan (União) e Carmem Casagrande (União)...

MP recomenda para prefeitura suspender alvará de empreendimento em Sorriso

A prefeitura de Sorriso informou que recebeu a notificação...
PUBLICIDADE