Pouco mais de 560 pessoas atuarão como mesários no pleito do dia 7 de outubro na 24ª Zona Eleitoral, composta por Alta Floresta, Carlinda e Paranaíta. Destes, aproximadamente 200 se inscreveram como mesários voluntários. A participação é considerada positiva pelo chefe do cartório, Alex Arruda. “É um número bom, considerando que não tivemos antes nada parecido e também não tivemos tempo para fazer um trabalho maior junto as faculdades”, explicou, ao Só Notícias.
Para este pleito, segundo Alex, o cartório conseguiu reduzir significativamente a quantidade de eleitores convocados para atuar como mesários. “Conseguimos diminuir cerca de 200 pessoas com agregação de sessões que realizamos”, explicou. Em Carlinda e Paranaíta as convocações já estão praticamente finalizadas e agora está na fase do recebimento das solicitações de dispensas. Em Alta Floresta, os escolhidos também estão comunicados pela justiça eleitoral.
Os presidentes e mesários passarão por treinamento na sede do próprio cartório eleitoral. Porém, a programação ainda deverá ser desenvolvida. “Estamos fechando o cronograma, aguardando as datas de entrega das urnas e também o treinamento da equipe [do cartório] sobre as mudanças”, destacou.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, atualmente Alta Floresta tem registrado 36,9 mil eleitores, Carlinda tem 7,3 mil e Paranaíta soma 7,6 mil.