O encontro entre a prefeita de Alta Floresta, Maria Izaura Dias e a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, para oficializar a retirada do município da lista dos desmatadores deve ocorrer na próxima semana, em Brasília. Inicialmente, estava previsto para hoje. “Em virtude do Código Ambiental a reunião foi alterada para a semana que vem”, explicou, ao Só Notícias, a gestora. A nova data ainda não foi confirmada. Na capital federal, a ministra deve entregar pessoalmente o documento que oficializa a saída do município mato-grossense da lista.
A inclusão na relação ocorreu em 2007. A partir disso, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente iniciou uma série de atividades junto a população e produtores rurais. O anúncio da retirada foi feita início de abril, após conseguir colocar 80,23% de seu território no Cadastro Ambiental Rural (CAR) e Licença Ambiental Única (LAU) – uma das exigências para deixar o rol dos principais devastadores da mata. Dos 859 mil hectares de Alta Floresta, 682,243 mil estão sob monitoramento.
Mesmo com a saída, conforme Só Notícias informou, o município mantêm os trabalhos como regularização ambiental, fundiária de propriedades rurais e recuperação de 1,2 mil nascentes. Atualmente há 20 propriedades rurais consideradas modelos (unidades demonstrativas).


