Alta Floresta foi selecionada pelo Ministério da Saúde como uma das cinco localidades piloto para integrar o projeto “Inserção da Saúde Digital na Política Nacional de Saúde Bucal”, uma iniciativa da Coordenação-Geral de Saúde Bucal, desenvolvida em parceria com o Núcleo de Telessaúde da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP).
O projeto tem como foco oferecer formação especializada e cooperação técnica para a implantação de ferramentas digitais na área da saúde bucal, reforçando o uso de tecnologia como estratégia para ampliar o acesso a informações, diagnósticos e práticas preventivas. A iniciativa busca modernizar a Política Nacional de Saúde Bucal e transformar as cinco cidades selecionadas em polos de referência para os demais municípios brasileiros.
Além de Alta Floresta, participam também do projeto os municípios de Vila Velha (ES), Vitória de Santo Antão (PE), Natal (RN) e Manicoré (AM). A escolha dessas localidades considerou aspectos estratégicos, como diversidade regional e capacidade de multiplicar os resultados.
Alta Floresta foi o primeiro município a receber a visita da equipe do Núcleo, esta semana, data em que foi realizado o reconhecimento do território e o treinamento Presencial da equipe de saúde bucal local. Durante o encontro, os profissionais tiveram acesso a conteúdos atualizados e práticos sobre a utilização de recursos digitais aplicados à odontologia, visando fortalecer a atuação das equipes de atenção básica no atendimento à população.
O treinamento foi conduzido por profissionais de referência nacional na área: Deise Garrido, professora doutora do Núcleo de Telessaúde e Teleodontologia da Faculdade de Odontologia da USP; Celso Zilbovicius, professor doutor da mesma instituição; e Camila Huanca, pesquisadora do Núcleo de Telessaúde e Teleodontologia da USP.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.