terça-feira, 10/setembro/2024
PUBLICIDADE

Alexandre de Moraes determina suspensão do X, antigo Twitter, no Brasil

PUBLICIDADE
Agência Brasil (foto: assessoria)

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou hoje a suspensão da rede social X, antigo Twitter, no Brasil. A medida foi tomada após o fim do prazo de 24 horas dado pelo ministro ao bilionário Elon Musk, dono da rede social, para indicar um representante legal no Brasil. O prazo terminou às 20h07 de ontem.

Na quarta-feira (28), o ministro intimou Musk a realizar a indicação. A intimação foi feita no perfil do STF na rede social. No dia 17 de agosto, Musk anunciou o fechamento da sede da empresa no Brasil e acusou Moraes de ameaça.

Pela decisão desta sexta-feira, caberá à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) cumprir a suspensão em 24 horas e comunicar as operadoras de telefonia para realizarem os bloqueios. As operadoras também deverão bloquear o uso de VPN por usuários que tentem burlar a suspensão.

A medida terá validade em todo o território nacional até que todas as ordens judiciais de bloqueio sejam cumpridas e as multas aplicadas sejam pagas. Ao justificar a suspensão da rede social, o ministro citou o Marco Civil da Internet e disse que as empresas de internet devem ter representação no Brasil e cumprir decisões judiciais sobre a retirada de conteúdo considerado ilegal.

Moraes também afirmou que Elon Musk retirou a empresa do Brasil com objetivo de não cumprir as decisões do STF. “A finalidade ilícita e fraudulenta desse encerramento da empresa nacional foi confessada na própria mensagem realizada em redes sociais, qual seja: permanecer descumprindo ordens do Poder Judiciário brasileiro, em especial dessa Suprema Corte”, afirmou o ministro.

Na decisão, Moraes informou que foram bloqueadas duas contas bancárias do X no Brasil. O bloqueio ocorreu no dia 18 deste mês após as primeiras decisões que foram descumpridas pela rede social. Uma das contas tinha saldo de R$ 2 milhões. O saldo da segunda era de R$ 6,66.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

CST da Assembleia discute produção de peixe panga em Mato Grosso

A Assembleia Legislativa, através da Câmara Setorial Temática, está...

Justiça de MT derruba lei, portarias e garante livre credenciamento de médicos e psicólogos no Detran

A justiça julgou parcialmente procedente ação civil pública proposta...

Governo de Mato Grosso cede para Paraíba projeto do Lacen

O projeto arquitetônico da nova sede do Laboratório Central...

Governador vai a Sinop reforçar apoio ao prefeito Roberto Dorner

O governador Mauro Mendes (União) estará em Sinop, nesta...
PUBLICIDADE