PUBLICIDADE

Alencar Soares empossado conselheiro do Tribunal de Contas de Mato Grosso

PUBLICIDADE

“A tônica do nosso trabalho junto ao Tribunal de Contas não será a de aplicar punições, mas sim a de orientar para que se evitem infrações. Não vamos buscar amenizar a mão forte do Estado, vamos trabalhar para que não seja necessário usá-la”. Dessa forma o conselheiro Alencar Soares Filho, resumiu a forma como pretende atuar na apreciação e julgamento das contas públicas. Ele tomou posse como conselheiro nessa terça-feira, às 17h30, no Plenário do TCE, em solenidade prestigiada por inúmeras autoridades.

Nascido em Guiratinga, com 60 anos recém-completados, Alencar Soares renunciou a seis meses do seu segundo mandato de deputado estadual pelo PP, para assumir a vaga de conselheiro deixada por Gonçalo Pedroso Branco de Barros, que se aposentou no final do mês passado. A cadeira que passa a ser utilizada no Tribunal Pleno por Alencar Soares já foi ocupado por Frederico Vaz de Figueiredo e Afro Stefaninni. Ele foi indicado pela Assembléia Legislativa, com chancela do governador do Estado, Blairo Maggi.
Cumprindo o protocolo, o novo conselheiro foi saudado pelo último conselheiro a tomar posse, Júlio Campos, que ressaltou as transformações que vêm ocorrendo no Tribunal de Contas nos últimos anos. “O novo colega conselheiro encontra um Tribunal moderno, com profissionais capacitados e instrumentos tecnológicos que possibilitam exercer com maior eficácia o controle externo”.

O presidente do Tribunal de Contas, conselheiro José Carlos Novelli, também deu destaque às mudanças ocorridas ressaltando, porém, que a história da instituição vem sendo construída há 52 anos, com a contribuição de todos que nela serviram. Ressaltou, sobretudo, a atuação do conselheiro aposentado, Branco de Barros. Em cuja gestão, 2002/2003 foi ampliado o Programa de Modernização, quando o TCE começou a utilizar o planejamento estratégico como ferramenta de gestão.

Ao saudar o novo membro do colegiado de conselheiros, José Carlos Novelli disse ter convicção de que Alencar Soares vai contribuir para a continuidade dos avanços.
Em seu discurso, o presidente do TCE falou da consternação que atingiu a todos com a morte do ex-governador Dante de Oliveira. “Dante é um filho que muito orgulha Cuiabá e Mato Grosso. Foi o governador que nos deu o Estado equilibrado, que paga suas contas em dia, e com as ferramentas necessárias para garantir o desenvolvimento. Dante é o prefeito que preparou Cuiabá para a modernidade. Dante vai viver para sempre no coração e na alma do povo que ele tanto amou”, disse.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Vereadores de Lucas do Rio Verde aprovam parecer do TCE favorável as contas da prefeitura

Os vereadores aprovaram por unanimidade, em sessão extraordinária, hoje,...

Senado debate projeto de mato-grossense para autorizar estados a legislar sobre direito penal

A Comissão de Segurança Pública (CSP) pode votar nesta terça-feira,...

Governador de Mato Grosso nomeia advogado como novo desembargador

O governador Mauro Mendes nomeou o advogado Ricardo Almeida...
PUBLICIDADE