O coordenador da campanha do tucano Geraldo Alckmin em Mato Grosso, prefeito Nilson Leitão, fez, hoje, em entrevista ao Só Notícias, uma avaliação “muito positiva” da vitória obtida por Alckmin no 2º turno das eleições presidenciais no Estado. Para Nilson, a população de Mato Grosso deu a vitória estadual a Alckmin porque “quer mudanças, mais empregos, empreendorismo, mais investimentos na infra-estrutura e soluções para o agronegócio”. Embora com uma diferença menor em relação ao primeiro turno, Alckmin fez 8.807 votos a mais que Lula no último domingo. “Mas é hora de pensar no futuro e esperamos que o presidente faça um bom governo, as reformas necessárias e que Mato Grosso e o país tenham dias melhores”, declarou.
A seguir, a íntegra da entrevista:
Só Notícias: o desempenho no 2º turno no Estado foi satisfatório, mesmo com margem bem menor que no 1º turno ?
Nilson Leitão: “Temos que considerar que Mato Grosso foi penalizado pelo governo Lula nos últimos 4 anos. Este é o pior momento, dos últimos 15 anos, na área de geração de empregos, infra-estrutura e investimentos em nosso Estado. Esses fatores geraram este descontentamento da maioria da população mato-grossense com este governo e votassem em Alckmin. É claro que a presença e a mudança de opinião de algumas lideranças no 2º turno reverteram sim algumas posições. Mas isso não ocorreu no Estado devido a uma ou outra liderança. Os números mostraram que Lula teve um crescimento em praticamente todos os Estados no 2º turno. Em Goiás, por exemplo, Alckmin ganhou no primeiro turno e perdeu depois. Lula mudou seu comportamento no 2ºturno, colocou a máquina do governo em cada Estado através dos ocupantes de cargos de confiança para trabalhar e plantou inverdades em relação a Alckmin que tiraram votos do nosso candidato. O PSDB foi incompetente para mostrar que era mentira que Lula pregava sobre privatizações e outras questões. O PSDB também demorou muito para desmentir que iria acabar com o bolsa família e mostrar as qualidades e avanços do governo Fernando Henrique”.
Só Notícias “Alckmin ganhou em MT, RS, SC, PR e outros Estados onde o agronegócio é forte e suas propostas foram claras para este setor. Faltaram propostas claras para atingir a camada de baixa renda do eleitorado ?”
Nilson Leitão “Alckmin mostrou como governador de São Paulo que é um excelente governante. Para este segmento suas propostas ficaram claras no primeiro turno, mostrando, com a votação que obteve, que é mais preparado para governar o país. Por outro lado, a onda de adesão a Lula pegou. Em Mato Grosso, os municípios produtores votaram intensamente em Alckmin e, em alguns deles, a diferença chegou a aumentar no 2º turno. Mas, onde existe maiores problemas sociais, como Cuiabá e Várzea Grande, a vantagem de Lula aumentou. Em Rondonópolis, no 1º turno praticamente deu empate técnico, agora foi diferente por causa do governador que é de lá, deputado Welington Fagundes o prefeito Sachetti. O importante é que os municípios com grande força de produção descarregaram votos em Alckmin. Mesmo com todo trabalho feito pró-Lula no segundo turno, em Mato Grosso, Geraldo Alckmin é o vencedor. Mesmo com esta diferença de 8. 807 votos interpretamos com uma goleada pela dimensão do jogo, a estrutura do PT no Estado, com o apoio do governador reeleito com 65%, apoio dos dois deputados federais mais votados, uma senadora, a população mato-grossense entendeu que o Estado padeceu nos últimos 4 anos e mostrou que quer mudanças.
Só Notícias: o senhor concorda com a tese de Fernando Henrique que com a votação nacional que Alckmin obteve o PSDB deve continuar firme na oposição a Lula?
Nilson Leitão: “Sem dúvida !. Pensamos e agimos diferente em inúmeras áreas como a área social, por exemplo. O PSDB defende que as pessoas de baixa renda tenham auxílio financeiro mas que evoluam intelectualmente e profissionalmente, mesmo tendo 50 ou 60 anos de idade. O PT aplica seu programa com equívocos onde as pessoas pobres melhorarem um pouco de vida já perdem o auxílio do bolsa família. O bolsa família deve ser um atrativo para a pessoa melhorar de vida. Essa é uma das diferenças!. Outro ponto crucial: Lula acha que o crescimento econômico está bom e nós achamos que está ruim. Prova disso é a enorme quantidade de desemprego (mais de 14 mil só em Sinop) e a culpa não é das pessoas que moram aqui. Mas as eleições passaram e esperamos que o presidente cumpra suas propostas, que faça um bom governo e que implante os projetos para melhorar a economia, a geração de empregos e a infra-estrutura que tanto Mato Grosso precisa”.