quinta-feira, 18/abril/2024
PUBLICIDADE

Advogados de Mato Grosso apontam morosidade da Justiça como principal problema

PUBLICIDADE

A maior dificuldade da classe dos advogados em relação a profissão em Mato Grosso é a morosidade do Poder Judiciário. Essa é a opinião de 30,8% dos profissionais, segundo pesquisa encomendada pela Ordem dos Advogados do Brasil. O levantamento foi realizado pelo Instituto Vetor entre os dias 13 e 22 de junho entre 500 advogados que militam na Capital e também no interior do Estado. “Por mais que tenha havido uma melhora sensível na distribuição da Justiça no Estado, o problema da morosidade ainda é grande” – frisou o presidente da OAB, Francisco Faiad, ao comentar o resultado da pesquisa.

Apesar do percentual absoluto para morosidade da Justiça, os dois itens que aparecem em segundo lugar, com 8,9% de citações, podem ser considerados polêmicos. Os advogados de Mato Grosso indicaram como problemas na profissão a ineficiência e a formação de cartéis no Poder Judiciário de Mato Grosso e a concorrência desleal e a falta de ética profissional. Segundo Faiad, tratam-se de temas que exigem, acima de tudo, profunda reflexão por parte tanto do Poder Judiciário como também da Ordem dos Advogados.

No primeiro caso, os advogados acabam fazendo uma denúncia ao indicarem a formação de cartéis no Poder Judiciário.  Faiad explicou que a pesquisa não teve como finalidade investigar a situação. “Quando se fala em formação de cartéis, há um leque extenso de opções que precisam ser apuradas pelo próprio Judiciário” – disse. Ele adiantou que pretende tratar do tema oportunamente com a direção do Judiciário Estadual. Da parte da OAB, ele afirmou que a entidade tem sido dura no sentido de lutar pela ética profissional, abrindo processos disciplinares e punindo, através do Tribunal de Ética e Disciplina, aqueles que estão agindo fora do regulamento.

Outros itens citados na pesquisa como problema na profissão foram, pela ordem:  questão financeira, conquistar e adquirir confiança de clientes, a concorrência, o início de carreira, dificuldade em cobrar valores justos e recebimento dos honorários. No interior, um item também preocupante foi citado na pesquisa do Instituto Vetor: a distância entre as comarcas. “Como disse, já avançamos muito, mas temos ainda comarcas que estão a 200, 300 quilômetros de distância entre as cidades” – acentua.

Por outro lado, a pesquisa procurou identificar o maior desafio enfrentado pelos advogados de Mato Grosso. E novamente, nesse sentido, recaiu sobre o Poder Judiciário a questão principal, qual seja, a de dar maior celeridade à Justiça. Os advogados acreditam que uma Justiça mais rápida e eficiente permitirá até mesmo uma melhoria no mercado de demandas judiciais. “Hoje muita gente deixa de litigar exatamente porque ele não sabe quando terá um resultado concreto” – frisou Faiad. O desafio de dar celeridade à Justiça é compartilhado por 31% dos entrevistados. Vencer a concorrência é o segundo item citado como grande desafio.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prefeito de Nova Mutum inspeciona cascalhamento de 10 km na Estrada Arinos

O prefeito Leandro Félix inspecionou, hoje, o trabalho de...

Nova Mutum adere a plataforma virtual para agilizar atendimentos na assistência social

A prefeitura contratou empresa especializada para o fornecimento de...

Bolsonaro tem grande recepção em Sinop, critica Lula e visita a Norte Show

O ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) desembarcou, no...
PUBLICIDADE