Até no final desta semana, a administração de Nova Mutum vai definir se irá adotar ou não um horário diferenciado de trabalho até o final deste ano. A possibilidade de trabalhar com horário reduzido é vista como alternativa para contenção de despesas no custeio da máquina municipal, de maneira a alcançar os objetivos da Lei de Responsabilidade Fiscal e fazer com que o município não finalize o ano com déficit orçamentário.
Decisão semelhante está sendo tomada pelo Governo do Estado, que anunciou no final da semana passada às mudanças nos órgãos públicos estaduais. A partir do dia 06, os órgãos do governo estadual vão ter expediente somente à tarde. Com a medida, o governo espera reduzir entre 20% e 30% os custos básicos de manutenção, como energia elétrica, telefone e materiais de expediente.
No que diz respeito ao recesso (férias coletivas) de final de ano no município, o período também deverá ser definido até sexta-feira. Cogita-se a possibilidade do mesmo estender-se entre os dias 15 de dezembro e 15 de janeiro de 2007, mas isso ainda não está definido. No ano passado o recesso foi entre os dias 23 de dezembro e 23 de janeiro. Durante o período funcionam apenas os serviços essenciais.