Com 2,56 mil servidores públicos municipais, a Prefeitura de Sinop hoje pode ser considerada a maior empresa do Município, pelo número de funcionários que tem, e neste 28 de outubro, data em que se comemora o Dia do Servidor Público, a Administração Publica Municipal só tem o que comemorar.
Foram mais de 1,5 mil servidores contratados através de concurso público em cinco anos de mandato do prefeito, Nilson Leitão, como médicos, enfermeiros, guardas municipais, inspetor de alunos, supervisor e diretor escolar, merendeiras, entre outros. “Isto quer dizer respeito com o funcionário público e com a população, a maior beneficiada com o atendimento ofertado pela Prefeitura de Sinop nestes anos”, declarou Leitão.
De 2001 até hoje foram muitos os avanços. Implantação do Plano de Carreira, Cargos e Salários para os professores da Secretaria de Educação e Cultura (SEC), pagamento de insalubridade para aproximadamente 650 funcionários, entre garis e outros profissionais, vale-transporte, pagamento em conta corrente para todos os servidores.
Além disso, a Prefeitura organizou as férias atrasadas e desde 2001 paga o salário rigorosamente em dia, apesar de todas as adversidades que o Município já passou e ainda vem passando nestes últimos anos.
“Esta Administração pretende melhorar cada vez mais as condições de trabalho e oportunizar o crescimento para todos. Esta é forma que temos para retribuir este importante trabalho dedicado pelos nossos servidores a toda a população sinopense. Seria impossível realizar todas as conquistas que tivemos sem o apoio de cada um dos 2,56 mil funcionários”, enfatizou Nilson Leitão.
Para o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Adriano Marlon Perotti, ser servidor é uma das melhores funções que existe no mundo, já que ele está a serviço da população. “Por isto é tão sério e importante que o funcionário público saiba realmente desempenhar sua função”, disse.
Criado em 1992, hoje o Sindicato conta com 1,2 mil servidores da Prefeitura, cerca de 50% do total. Somando com os funcionários da Câmara de Vereadores, aposentados e pensionistas do PreviSinop e do Sistema Autônomo de Água e Esgoto de Sinop (SAAES), são quase 3 mil servidores sindicalizados no Município.
Mas Adriano conta que mais do que auxiliar o servidor no tocante à legislação trabalhista, hoje o Sindicato atua também no âmbito social, disponibilizando convênios, beneficiando agregação de valores no salário. “Não basta mais a gente correr atrás apenas das questões trabalhistas. Temos que buscar principalmente o bem estar e o social do sindicalizado, oportunizando melhor qualidade de vida para o servidor”.