Além dos debates sobre políticas públicas, a segunda edição do programa “Assembleia Itinerante: Valorizando o Legislativo”, que foi realizado neste final de semana em Rondonópolis, levou para a população da região sul eventos culturais e ações sociais. As ações sociais foram concentradas na Vila Olinda, onde, foram oferecidos à população, entre outros serviços, assistência jurídica, pela Defensoria Pública; confecção de cadastro de pessoa física (CPF), pelos Correios; orientações sobre prevenção às drogas, pela Polícia Militar; a aferição de pressão, teste de glicemia e orientações gerais por parte de uma equipe do Programa de Saúde da Família que atua no município; e cortes de cabelo.
Na parte cultural, um show de Pescuma, Henrique e Claudinho marcou a abertura do programa, na noite de sexta-feira, no Casario, um conjunto arquitetônico que é referência histórica e cultural para a cidade. Nesse local, o trio cuiabano apresentou para os rondonopolitanos uma sequência de rasqueados e outras músicas do gênero sertanejo. Durante o show, o músico Henrique não se esqueceu de suas origens e declarou ao público o seu orgulho de retornar à cidade. “É uma honra estar aqui mais uma vez, nasci em Itiquira, mas passei a minha infância em Rondonópolis, cresci aqui”, revelou.
O som da viola caipira também teve destaque na noite cultural, com a apresentação da Orquestra Viola Divina, artistas sertanejos e duplas de violeiros locais, como Ferreirinha e Joari Viola e Sérgio Augusto e Denis, vencedores de festivais de viola na região sul do estado. O violeiro regente da orquestra, Pedro Barbosa, considerou muito importante a presença da Assembleia Legislativa em Rondonópolis, principalmente por levar um evento cultural significativo na semana em que se comemora o aniversário da cidade.
O presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Maluf, acompanhou o evento e destacou que, além de trazer ações de cidadania e de capacitação na área de saúde, a cultura ganhou atenção do programa. “A Assembleia Itinerante é saúde, é educação, mas é cultura também. Então, nós integramos o programa à caravana do rasqueado, música popular da nossa região, da baixada cuiabana. Estamos divulgando essa música, que é genuinamente mato-grossense, a todos os polos regionais. Além de valorizar os artistas locais”, afirmou Maluf.
O prefeito de Rondonópolis, Percival Muniz, considerou muito significativas as ações culturais e sociais levadas pela Assembleia Itinerante. “Esse evento é muito importante por valorizar a nossa cultura, seria bom se ocorresse sempre”, destacou.
A dona de casa Divina Soares de Amorim aproveitou o salão de cabeleireiros instalado no ginásio de esportes do bairro. “Achei muito acessível, pois moro aqui no bairro. Por isso trouxe também o meu filho para cortar o cabelo. Estou muito satisfeita com o atendimento”, elogiou. A prestação de serviços seguiu até o final da tarde de sábado.