Os 60 cartórios eleitorais de Mato Grosso devem manter o expediente entre às 9h e 18h, hoje, para atender os eleitores que têm pendências junto à Justiça e assim fazer as devidas regularizações ou quem não tem título solicitar que seja feito. O cadastro tem como objetivo consolidar as informações sobre o eleitorado que estará apto a votar no dia 7 de outubro, quando haverá a escolha de novos prefeitos e vereadores.
O fechamento do cadastro é estabelecido pela legislação eleitoral e ocorre 150 dias antes da eleição. O Tribunal Regional Eleitoral alerta que nem todos os eleitores tem a obrigatoriedade de procurar a justiça neste momento. Só devem ir até os cartórios aqueles que pretendem alterar o endereço (como cidade) de votação, emitir um novo título ou regularizar o título já cancelado. Atividades como emissão de segunda via e de regularização do título para quem deixou de votar em até, no máximo, duas eleições, poderão ser requeridas a qualquer dia, após hoje.
Em Mato Grosso, foram definidos plantões de atendimentos durante finais de semana e feriados, para abranger a maior quantidade de eleitores e também evitar as filas de última hora, no entanto, o tribunal aponta que ainda é baixa a procura. O último plantão ocorreu no final de semana e conforme a Justiça Eleitoral, pouco mais de quatro mil pessoas – em todo o Estado – procuraram fazer os acertos. A quantidade foi comparada com o último dia de atendimentos, em 2008, apenas na Casa da Democracia em Cuiabá, quando foram 6 mil eleitores.