O deputado federal reeleito Carlos Abicalil (PT), que foi coordenador da campanha do presidente Luís Inácio Lula da Silva em Mato Grosso, avaliou que, no próximo mandato de Lula, o diálogo deve ser ampliado tanto com os partidos, quanto com a sociedade. “Aqui, em Mato Grosso, o projeto territorial e o desenvolvimento sustentável que compreende as BRs 163 e 158 são iniciativas inaugurais que desenham o desenvolvimento estratégico e regional com potencialidade que a região possui, e isso implica diálogo com todos os segmentos sociais”. Numa demonstração de que o apoio do governador Blairo Maggi à campanha do Presidente Lula, assim como a população em geral devem unir esforços em favor do crescimento econômico, social e humano. “Nesse sentido o diálogo deve ser uma marca do segundo mandato do presidente confirmado por mais de 58 milhões de brasileiros e brasileiras”.
Para Abicalil, os problemas vividos pelo Partido dos Trabalhadores foram encarados de frente e “não varremos a sujeira para debaixo do tapete”, como fazem alguns outros partidos políticos. Ele considera que os temas sobre Reforma Tributária e Reforma Política devem ser assumidos pelos blocos liderados pelo PT e pelo PSDB. “Os partidos têm larga consciência de que em muitos aspectos há pontos de convergência. É o caso da Reforma Tributária que implica na capacidade do estado adquirir o auto financiamento e ampliação da autonomia federativa, inclusive nos municípios que ainda é instrumento de retórica e não prática de consciência de federação”.
O escoamento da produção via porto de Santarém fará com que a safra agrícola e madeira das regiões Norte e Médio-Norte de Mato Grosso será mais rápido e barato
do que a rota atual via portos de Santos (SP) e Paranaguá (PR) onde o percurso é de aproximadamente 2 mil km. do Nortão a Santarém são cerca de mil km.