Um total de 783 casas estão sendo construídas em Sinop em projetos habitacionais. Dessas, 500 são do Programa de Arrendamento Residencial – PAR. Outras 283 nos residenciais João Paulo II, Teles Pires, Mato Grosso e Mognos. Todos os conjuntos habitacionais possuem asfalto, rede de água tratada, energia elétrica e arborização. As casas do PAR estão sendo construídas nos fundos do parque de exposições da Acrinorte, pela parceria com Caixa Econômica Federal (CEF) e Governo do Estado.
Este programa é direcionado às famílias com renda entre quatro e seis salários mínimos. As famílias beneficiadas pagam o arrendamento da casa por 20 anos e a partir deste prazo passam a ser as proprietárias do imóvel. As obras devem ser concluídas em cerca de um ano.
Outros residenciais estão em fase de conclusão. Como é o caso das 153 casas que estão sendo construídas no Jardim Celeste, nos conjuntos habitacionais Mato Grosso e João Paulo II. As casas já estão levantadas, cobertas e o asfalto já foi implantado. Falta ainda parte do acabamento.
As obras nos dois conjuntos habitacionais começaram no início do ano e a previsão inicial era de que fossem inauguradas ainda este mês, mas ainda não foi confirmada a data.