PUBLICIDADE

60% dos eleitores tucanos preferem que Serra seja candidato a presidente

PUBLICIDADE

De acordo com pesquisa do instituto Datafolha divulgada nesta segunda-feira, o prefeito de São Paulo, José Serra (PSDB), é o preferido de 60% dos simpatizantes do partido para concorrer à Presidência da República, com boa vantagem sobre o governador paulista, Geraldo Alckmin, que detém 37% de apoio entre o eleitorado tucano. O mesmo levantamento indica que Anthony Garotinho é o preferido dos eleitores do PMDB, com 67% das intenções de voto, contra apenas 18% do governador gaúcho, Germano Rigotto. Ambos disputam a indicação do partido nas prévias, marcadas para 19 de março.
Lula se recupera, mas perderia 2º turno para Serra
As pesquisas, de acordo com a cúpula tucana, serão os principais critérios para a seleção do candidato, em processo que pretende buscar um nome de “consenso” – de acordo com o presidente da sigla, senador Tasso Jereissati (CE). Outra pesquisa do Ibope, divulgada no sábado, indica Serra como único candidato capaz de vencer o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no segundo turno, com 49% das intenções de voto frente a 41% do petista. No primeiro turno, Serra e Lula empatariam tecnicamente, com 34% para o tucano contra 33% de Lula.

Segundo a mesma pesquisa, Alckmin perderia para Lula no segundo turno, por 48% a 39%. Foram ouvidas 2.590 pessoas em 153 municípios nos dias 1º e 2 de fevereiro, e a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, quando a pesquisa considera todos os eleitores entrevistados, e não só os simpatizantes do PSDB, Serra é indicado como o melhor candidato tucano por 60% das pessoas. Nessa simulação, Alckmin é a melhor opção tucana para 26% do eleitorado. Dentre aqueles que se dizem petistas, o prefeito paulistano é apontado como o mais qualificado do PSDB por 55%. Nesse universo, 32% dizem preferir Alckmin.

Quando Garotinho é indicado como candidato do PMDB, 77% dos eleitores de Serra dizem que ele é a melhor alternativa tucana, enquanto 19% preferem Alckmin. Quando Rigotto concorre, a preferência por Serra se mantém (76%) e Alckmin melhora um pouco o desempenho (21%).

No cenário em que Alckmin e Rigotto concorrem, somente 51% daqueles que votariam no governador o consideram melhor opção que o prefeito de São Paulo. Confrontado com Garotinho, Geraldo Alckmin tem o apoio de 55% dos seus eleitores, e 42% dizem preferir Serra.

Proposta de governo
Para 59% do universo total de entrevistados, a proposta de governo é o fator mais importante na hora de escolher o candidato, enquanto 31% acreditam que a pessoa é mais importante; 5% priorizam o partido na hora de optar. Segundo a pesquisa, 68% dizem que optariam por um candidato “totalmente honesto, ainda que faça menos”, contra 27% que declaram preferir alguém que que “faça muita coisa, mesmo que roube um pouco”.

Para 82% dos entrevistados, existe corrupção no governo Lula.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Obras do novo de hospital universitário entram em fase de acabamento em Mato Grosso

As obras do novo Hospital Universitário Júlio Müller estão...

Governador anuncia data de inauguração do maior hospital de Mato Grosso

O governador Mauro Mendes confirmou para o dia 19...

Deputado de Mato Grosso recua e retira apoio à PEC da Reforma Administrativa

O deputado federal Coronel Assis (União Brasil) voltou atrás...
PUBLICIDADE