domingo, 28/abril/2024
PUBLICIDADE

60 % dos candidatos e 26% de comitês prestaram contas no prazo em Mato Grosso

PUBLICIDADE

Até as 19h de hoje, data de encerramento do prazo dado pela Justiça Eleitoral aos candidatos, partidos e comitês financeiros para a entrega da prestação de contas das eleições gerais deste ano, apenas 60,24% dos candidatos e 26,92% dos comitês fizeram a entrega junto ao Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso. Na primeira parcial emitida pela Coordenadoria de Controle Interno e Auditoria nesta terça-feira (31), às 11h, apontava o recebimento de apenas 31,02% das contas de candidatos e 7,89% de comitês financeiros. Dos candidatos eleitos, apenas a prestação de contas de Thelma de Oliveira (deputada federal – PSDB), ainda não havia sido registrada, até as 19h de hoje. Após o encerramento do prazo, 25 senhas ainda foram distribuídas para os representantes que estavam dentro das dependências do Tribunal.

De acordo com a coordenadora de Controle Interno e Auditoria Denize Mello é possível que dentre elas esteja a prestação de contas tanto de Thelma de Oliveira quanto do candidato ao governo do Estado pelo PSDB, Antero Paes de Barros, que também não constava nos registros. A coordenadoria continuará recebendo as prestações de contas, porém como o sistema de prestações de contas está interligado ao sistema de Cadastro Nacional de Eleitor, automaticamente aqueles não efetuaram a entrega no prazo estipulado ficarão como inadimplentes perante a Justiça Eleitoral.

Segundo Denize Mello, essa situação impede a emissão do Certificado de Quitação Eleitoral, documento condicionante para o registro de candidatura, entre outras atividades da vida civil que exigem a certificação, como inscrição em concurso público entre outros. “Agora eles terão um trabalho redobrado para regularizarem a situação com a Justiça Eleitoral”, ressaltou Denize, ao informar que mesmo com o recebimento das contas fora do prazo pelo TRE, os candidatos terão que requerer a regularização junto ao juízo da Zona Eleitoral à qual pertencem. “Trabalho redobrado para quem teve 30 dias para efetuar a entrega”, disse.

Prevendo a quantidade elevada de prestação de contas que surgiriam no último dia, a Coordenadoria de Controle Interno reforçou a estrutura para o recebimento das contas, e passou a atender os representantes na sala de aula da Escola Judiciária Eleitoral, localizada no térreo do prédio do Tribunal. A coordenadoria ainda emitirá nesta quarta-feira (1º/11) a relação nominal de candidatos e comitês que estão inadimplentes perante a Justiça Eleitoral.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso e mais 3 Estados irão fechar 2024 no ‘azul’, aponta federação

Estudo da Federação das Indústrias do Estado do Rio...

Plano de educação de MT é apresentado no maior evento da América Latina

A secretaria estadual de Educação apresentou esta semana a...
PUBLICIDADE