Cerca de 300 eleitores de Sinop podem ter seus títulos de eleitor cancelados a partir do dia 30 de março, último prazo para eleitores que não votaram ou justificaram seus votos nas três últimas eleições, se regularizarem com a Justiça Eleitoral. O chefe do cartório eleitoral de Sinop, José Hamilton Pexe, disse que após esse prazo a regularização só poderá ser feita após as eleições de outubro.
Os eleitores que não regularizarem seus títulos também estarão impedidos de votar em outubro. Para se regularizar, devem levar o título e pagar um multa de R$ 3,51 por cada eleição que não compareceu ou justificou o voto. “As pessoas que não tiverem condições de pagar, devem fazer uma declaração e poderão se regularizar normalmente”, salientou Pexe.
Atualmente, Sinop é o 4º maior colégio eleitoral do Estado, com cerca de 63 mil eleitores. Além de procurar o cartório para se regularizar, também aumentou o número de pessoas que fez novos títulos nos três últimos meses.
Segundo Pexe já chegaram a emitir 70 títulos por dia, entre novos e transferências. As estimativas são de que 6 mil novos eleitores estejam aptos a votar em Sinop nas eleições de outubro. No dia 03 de maio também encerra o prazo para a emissão de novos títulos e transferência de domicílio.
Para fazer o documento o eleitor deve levar documentos pessoais e um comprovante de residência, e o título antigo, no caso de transferência. O cadastramento também está sendo feito nos postos eleitorais nos municípios pertencentes a 22ª Zona Eleitoral – Santa Carmem, União do Sul, Vera, Feliz Natal e Cláudia. Os eleitores vão até o posto e encaminham o pedido. Os relatórios são encaminhados para Sinop onde são emitidos os títulos, que serão entregues na cidade local.