quinta-feira, 18/abril/2024
PUBLICIDADE

2,6 mil toneladas de carne são doadas para 11 Municípios do Nortão

PUBLICIDADE

O Governo de Mato Grosso vai distribuir 2.694 quilos de carne para 35 entidades assistenciais localizadas em 11 Municípios na região Norte do Estado. O termo de doação dos alimentos foi assinado nesta segunda-feira (08.08) na Secretaria de Emprego, Trabalho e Cidadania (Setec), que recebeu a carne da secretaria de Desenvolvimento Rural e do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea).

Os alimentos serão distribuídos pela Setec para entidades assistenciais cadastras por clubes de serviço e entidades como Lyons, Roraty e Maçonaria nos Municípios de Sorriso, Sinop, Itaúba, Terra Nova do Norte, Peixoto de Azevedo, Matupá, Guarantã do Norte, Claúdia, Vera, Feliz Natal e Santa Carmem.

Segundo o presidente do Indea, Décio Coutinho, os 19 animais vindos do Pará foram apreendidos porque entraram em Mato Grosso ilegalmente, sem a documentação necessária, conforme determina a legislação. “Houve uma quebra de normas internacionais de trânsito. Esses animais entraram de forma ilegal em Mato Grosso”, disse Coutinho.

Após apreensão e constatar que não havia riscos à saúde, os animais foram abatidos num frigorífico em Matupá (695 km ao Norte de Cuiabá). Refrigerada e devidamente acondicionada em câmaras frigoríficas, a carne desossada será retirada do frigorífico pelas entidades beneficiadas.

Está é a quarta doação de carne que o Indea faz à Setec nos últimos dois anos. “Ações como essa permitem ao Governo do Estado priorizar a questão social, dando atenção a quem realmente precisa”, disse o secretário de Desenvolvimento Rural, Clóves Vettorato.

Com ações que visam o combate à exclusão social, a Seder e a Setec vão intensificar as parcerias a fim de combater a exclusão social e gerar emprego e renda. “Essa é uma ação contínua. Essa parceria vai continuar. Todas as doações são bem vindas”, frisou a secretária de Emprego, Trabalho e Cidadania, Terezinha Maggi.

Terezinha agradeceu a doação e reiterou a disposição do Governo em dar atenção especial às entidades assistenciais. Segundo ela, as entidades cadastradas que serão beneficiadas são idôneas e comprovadamente cumprem importante função social em parceria com a Setec.

O Indea mantém intenso rigor e controle na fiscalização, inspeção e circulação de animais em Mato Grosso. A meta é a assegurar a qualidade e sanidade de aproximadamente 26,5 milhões cabeças de gado. Desde 1996 o Estado não registra nenhum foco de febre aftosa, condição esta que habilitou Mato Grosso a exportar carne bovina para vários países, além de liderar no Brasil a produção de bovinos.

A campanha de vacinação contra febre aftosa em Mato Grosso obteve em sua etapa de maio o maior índice da sua história. O índice de cobertura vacinal atingiu 98,5%. Na primeira etapa da campanha, Mato Grosso mais uma vez superou o índice de cobertura vacinal contra febre aftosa, realizada durante o mês de fevereiro deste ano, quando foram imunizadas mais de cinco milhões de cabeças de bovinos entre 0 e 12 meses. O índice de 94,68% representa um crescimento de quase 10% em relação à vacinação de 2004, quando foram vacinados 85,58% do rebanho.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE