O secretário de Desenvolvimento Rural, José Domingos Fraga Filho (DEM), afirmou que está com “dias contados” como secretário e que voltará para a Assembleia Legislativa porque terá mais força política como deputado do que na secretaria. Em uma reunião com servidores da Empaer (Empresa de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural), Zé Domingos teve seu discurso gravado. “E humanamente impossível fazer os avanços que a sociedade espera com orçamento sendo cortado em mais de 50% como também é impossível a Empaer cumprir com seu papel com orçamento ora proposto”, discursou. “Nós precisamos reagir e fica ruim pra mim reagir como secretário de Estado. Sou homem de confiança do governador, tenho defendido as políticas públicas, o goveno está bem intencionado com relação aos agricultores familiares. Mas, infelizmente, a área econômica tem cortado os orçamentos de forma linear. Não quer saber quem é o secretário, não quer saber se o governo tem interesse em fortalecer determinados segmentos da nossa economia”, criticou.
Zé Domingos disse que terá mais força de colaborar “com a reestruturação da Empaer como deputado, atuante, brigador, vou ao extremos, se for necessário de que como secretário, pacífico, cumprindo determinação de meus superiores. Então, estou achando que meus dias de secretário estão chegando ao final até porque preciso participar do orçamento de 2012 até porque sou membro da Comissão de Orçamento (na Assembleia) e da Comissão de Execução orçamentária e tem acerto para que eu abrisse mão da presidência e fosse relator do orçamento de 2012”, revelou. “Então, minha contribuição para fortalecimento da Empaer é muito mais positiva eu voltar para Assembleia do que continuar como secretário, omisso, subalterno nas decisões das políticas públicas estabelecidas pelo governador. Então, estou com dias contados como secretário”, acrescentou.
Zé Domingos criticou o governo estadual por não valorizar a Empresa de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural. “Para o governo tanto faz se a Empaer está aberta ou de portas fechadas”, criticou. “Precisamos reduzir 50% nossos escritórios, concentrar nossas ações que o governo vai mudar sua visão”, disse. “Se até dia 30 de setembro não conseguirmos mandar para Assembleia a reestruturação, vamos enxigar nossa estrutura”, propôs.
Zé Domingos disse que já comunicou sua decisão ao DEM. Quando os democratas fecharam acordo para entrar no governo Silval foi oferecida a Secretaria de Agricultura. Zé Domingos, que foi servidor da Empaer (antes de começar sua carreira política como prefeito de Sorriso e deputado) acabou sendo escolhido porque também abriu vaga para o suplente Gilmar Fabris assumir como deputado estadual.