Vinte e três pessoas foram presas por envolvimento em homicídios registrados em Rondonópolis. Entre 1º de janeiro e 28 de março foram registrados 18 assassinatos no município, sendo que 15 já foram resolvidos e os autores presos. Ao todo, foram sete prisões em flagrante e 16 por mandados.
Foram seis operações deflagradas pelo Segurança Pública em Rondonópolis neste ano. O secretário de Estado de Segurança Pública, Rogers Jarbas, ressaltou que os dados criminais dos 141 municípios são acompanhados pela Secretaria de Segurança Pública (Sesp) e as ações são realizadas mediante estes dados. Além da integração entre as forças, lideranças comunitárias estão inseridas no combate à criminalidade.
“Em um encontro entre representantes da segurança pública, do Conselho Comunitário de Segurança Pública (Conseg), líderes comunitários e vereadores, optamos por aplicar atividades de reforço ao sistema de segurança pública local, enviando tropas especializadas da Polícia Militar e Polícia Judiciária Civil para reforçar a segurança pública em Rondonópolis”.
Ainda segundo o secretário, esta ação integrada foi realizada porque mesmo com a queda dos índices criminais, havia uma parcela da população com a sensação de insegurança.
O resultado dos trabalhos desenvolvidos pela PM e PJC no município é a soma do trabalho das forças de segurança e das operações deflagradas para combater à criminalidade. Somente em 2017, foram realizadas operações Rondopaz, Carnaval, Mato Grosso Seguro e Brasil Integrado.