As maiores motivações dos crimes em Mato Grosso estão relacionadas às rixas, vinganças e uso de drogas. A observação foi feita pelo secretário de Justiça e Segurança Pública, Carlos Brito, ao anunciar medidas para combater esses tipos de crime. Ele informou que as Polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros vão intensificar ainda mais as ações integradas na Grande Cuiabá, na tentativa de reduzir o número de homicídios.
As instituições da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) apresentaram as propostas de ações que serão desenvolvidas de forma integrada, com o objetivo de reduzir o índice de homicídios na Grande Cuiabá, além de garantir a segurança no período de Carnaval. Em janeiro do ano passado foram registrados 40 homicídios e até a última quarta-feira o número chegou a 20.
Brito destacou o trabalho desenvolvido pelas polícias no combate a violência e determinou que as ações aconteçam tanto de forma preventiva, como repressiva. Ele ressaltou a redução de 3,3% no índice de homicídios e roubos seguidos de morte nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande em 2007, e considerou positivo o trabalho das instituições, enfatizando os investimento feitos pelo governo na área de segurança.
O comandante geral da Polícia Militar, coronel Antônio Benedito de Campos Filho, afirmou que o trabalho da PM será intensificado nos bairros onde o índice de violência é maior. No carnaval, a segurança será reforçada nos locais onde ocorrem as festas.
O diretor geral da Polícia Judiciária Civil, José Lindomar Costa, também assegurou maior rotatividade dos policiais, estrategicamente, nas operações. De acordo com o coronel Arilton Azevedo Ferreira, comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar, a instituição também vai integrar as ações, atuando na fiscalização de bares e lanchonetes, coibindo o funcionamento dos estabelecimentos que estiverem irregulares.