PUBLICIDADE

Um morre em confronto com policiais na fronteira de Mato Grosso

PUBLICIDADE

Uma operação de combate ao tráfico de drogas realizada na região Cáceres, área de fronteira com a Bolívia, resultou na prisão de seis acusados, uma morte e uma pessoa ferida. Mais de 100 quilos de pasta base de cocaína foram apreendidos, além de dois veículos, duas motocicletas e três embarcações usados para favorecimento do crime. O comandante do Grupo Especial de Segurança de Fronteira (Gefron), coronel Wankley Rodrigues, afirma que as Polícias Militar, Civil e Federal atuam juntas na ação e tentaram abordar os ocupantes de um Fiat Strada e um Palio Weekend, que reagiram a tiros contra os policiais, que revidaram ao ataque.

Durante o confronto, um dos acusados de tráfico de drogas morreu, um ficou ferido e outro foi preso. Parte do grupo fugiu no carro de passeio. A pick-up foi apreendida e dentro dela a polícia encontrou parte da droga. Durante a quinta-feira, a equipe cumpriu buscas em chácaras e residências da região e mais cinco pessoas foram presas em uma das propriedades. Entre os acusados está uma mulher. No local, foi encontrada mais uma quantia de entorpecente e veículos. “Todo o material era usado pelos traficantes para promover as ações”.

Segundo o coronel Rodrigues, a operação é fruto de uma investigação envolvendo quadrilhas de traficantes e não tem relação direta com as ações desenvolvidas para a Copa de 2014.

As fiscalizações realizadas este ano em Mato Grosso pelo Gefron na região de divisa do Brasil e Bolívia resultaram na apreensão de 450 quilos até o início do mês de maio. Com a apreensão desta semana, o montante chega a 650 quilos. A quantia representa 75% do total de cocaína retirado de circulação durante 2013. No ano passado, foram apreendidos 850 quilos.

No dia 6 de maio, policiais do Gefron apreenderam 230 quilos de cocaína durante patrulhamento. Para o Gefron, os dados são reflexos do empenho dos policiais que atuam na fronteira, que têm intensificado as abordagens e a fiscalização nas barreiras fixas. A parceria com as Polícias Civil e Federal também é apontada como importante para o trabalho desenvolvido contra o tráfico.

A aquisição de tecnologias por meio do programa federal Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras (Enafron) também vem possibilitando mais eficiência nas ações, As barreiras fixas contam com inspeção por raio-x, que agilizam o trabalho dos policiais.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE