Na primeira partida da Copa do Mundo realizada na Arena Pantanal, em Cuiabá, a Polícia Civil registrou 12 furtos contra turistas de ingressos, carteiras com documentos e objetos. A Capital estava tomada por torcedores australianos e chilenos que vieram prestigiar de perto suas seleções que estrearam o estádio mato-grossense. Um chileno também foi preso portando uma porção de maconha, mas acabou liberado em seguida.
Ele não teve nome e nem idade divulgado e acabou liberado após assinar um termo circunstanciado de ocorreência (TCO). Em seguida, pediu informações aos policiais de como fazia para se deslocar até outro local de comemoração.
Das ocorrências contra os turistas, a Polícia Civil informou que 5 furtos ocorreram nas proximidades da Arena Pantanal antes e após o jogo e foram registrados na unidade de atendimento ao turista montada dentro do estádio. Os outros 7 furtos foram registrados em outros pontos da cidade onde os turistas comemoravam e foram registrados na Delegacia do Turista, na Avenida Tenente Coronel Duarte, a Prainha, região central de Cuiabá.
A Polícia Civil informou que alguns dos furtos foram cometidos na região de camping da Associação Nipo-brasileira, onde os turistas ficaram acampados. Outros em vias públicas e locais de grande aglomerações de pessoas como na Praça Popular, Chopão e outros. No Fifa Fan Fest, na Acrimat não foi comunicada nenhuma ocorrência.