A Polícia Civil de Tapurah (250km de Sinop) autuou três pessoas por pesca predatória no município. Francisco Dobre Neto e João Henrique estavam em um acampamento no rio Arinos e foram encontrados ontem por uma equipe de fiscais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), que realizava diligências de barco. Apetrechos de pesca proibidos por lei como anzóis de espinhel, redes, foram encontrados. Conforme as autoridades os homens disseram haver uma terceira pessoa no local, identificada como Leomar Ely. O homem estava caçando mas retornou para o acampamento pouco tempo depois.
Ele portava uma espingarda calibre 28 municiada. Nove munições de mesmo calibre foram apreendidas. Todos os instrumentos de pesca, barco, motor, arma e munições foram recolhidos. O delegado Marcelo Torhacs explica que fiscais foram até a casa de Leomar onde encontraram pescados cujas medidas estavam abaixo das permitidas pela lei. “No freezer também foi encontrado carne de jacaré e de paca, animais silvestres. No momento em que os fiscais chegaram na casa de Leomar Ely, a companheira dele tentava ocultar os pescados”, declarou.
Torhacs acrescenta ainda que Francisco Dobre apresentou carteira de pescador amador. No entanto, “tendo em vista a prática de pesca predatória, com a utilização de redes, espinhéis, e outros apetrechos, tal conduta afasta a incidência da autorização do órgão ambiental”, pondera.
Mesmo os homens não tendo pescado no acampamento ontem, o fator predatório foi caracterizado. Torhacs salienta a necessidade de se observar o artigo 36 da Lei 9.605/98. “Considera-se pesca não só o efetivo ato de retirada, mas qualquer ato tendente à retirada de espécimes dos grupos dos peixes. Trata-se, a meu ver, daqueles artigos de antecipam a consumação do crime ao início da execução do crime, tudo com o objetivo de melhor proteger o meio ambiente”, completou.
Francisco e João Neto foram liberados após pagarem R$ 1 mil em fiança. Já Leomar continua detido devido ao porte ilegal. Os pescados foram doados para a Apae de Tapurah. Já os materiais apreendidos pela Sema foram encaminhados para Cuiabá.