Quatro presos da Penitenciária Central do Estado foram transferidos hoje para o presídio federal de segurança máxima de Catanduvas, no Paraná. Antônio Nilson Ribeiro da Silva (Coruja); Raimundo Nonato Ribeiro da Silva e Josimar Ribeiro da Silva são irmãos e integram a quadrilha que assaltou uma agência do Banco do Brasil em Comodoro, em setembro de 2008.
O quarto preso transferido é Miro Arcângelo Gonçalves de Jesus, que já havia fugido da unidade prisional e recapturado em São Paulo.
Todos são considerados de alta periculosidade e são acusados entre outros crimes de roubo qualificado e formação de quadrilha. A transferência foi realizada por agentes do Departamento Penitenciário Nacional.
Os três irmãos são da cidade de Itupiranga, no Pará. Antônio Nilson é apontado nas investigações da polícia como o líder da quadrilha no assalto em Comodoro e foi preso um mês depois em Marabá. Raimundo Nonato foi preso em Eldorado dos Carajás e Josimar preso em Pontes e Lacerda dias depois do assalto.
Em funcionamento há dois anos e meio, o Sistema Penitenciário Federal se consolidou como uma das principais ferramentas de combate ao crime organizado à disposição dos estados e Distrito Federal.
Segundo o Departamento Penitenciário Nacional (Depen), desde que as unidades de Catanduvas e Campo Grande foram inauguradas, em 2006, houve redução de cerca de 70% nas ocorrências de rebeliões, motins e mortes nas penitenciárias dos estados que mandaram detentos aos presídios federais.